O Instituto Florence de Ensino Superior, por meio da Coordenação de Apoio Pedagógico aos Docentes e Discentes – CAP, promove o Encontro Pedagógico 2016.1 para dar as boas-vindas ao corpo docente e sistematizar ações para o ano letivo, com o debate do tema “Currículo Semipresencial do Instituto Florence de Ensino Superior: limites e possibilidades”. O encontro será realizado nos dias 03, 04 e 11 de fevereiro na Instituição, sempre às 18h.
Em relação ao tema, o evento se propõe a compreender o currículo semipresencial do Florence, considerando seus limites e possibilidades, no intuito de favorecer o planejamento docente e a assimilação do conhecimento pelos alunos.
“O currículo semipresencial atende a uma orientação macro do Ministério da Educação, podendo ser trabalhado por todas as instituições de ensino superior do país, para adequação à lógica do século XXI”, explica a Coordenadora da CAP, Prof.ª Alexsandra Barros. “No Instituto Florence, a modalidade semipresencial será trabalhada, inicialmente, nos “módulos” básicos dos Cursos de Graduação, com 50% da carga horária de algumas disciplinas”, conclui.
Os alunos terão um ambiente virtual planejado, favorecendo a construção de um conhecimento focado no objeto do curso e poderão interagir com os docentes da disciplina no ambiente virtual e nos encontros presenciais, bem como com o tutor, seguindo toda a dinâmica regimental de matrículas, frequências, aulas, avaliações e notas.
Para ampliar os horizontes sobre o assunto, o encontro conta com a presença do Profº. Dr. João Batista Bottentuit, que ministrará a palestra “Currículo e Regulação: limites e possibilidades do regime semipresencial”, do Profº. Me. Rômulo Martins França, com o tema “O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Educação”, além de diretores, coordenadores e consultores da faculdade.
Confira a Programação:
Dia 03/02 – Local: Sala 308
18h às 18h30 – Coffee Breack
18h30 às 19h30 – Abertura: Boas-vindas e ambientação sobre a temática ‘‘Currículo e Regulação: limites e possibilidades do regime semipresencial). Ambientadora: Ildoana Paz (Diretora Acadêmica/ Mestre em Educação – UFMA).
19h30 às 20h30 – Palestra: Currículo e Regulação: limites e possibilidades do regime semipresencial. Palestrante: João Batista Bottentuit Junior (Doutor em Ciências da Educação – Universidade do Minho – UMINHO).
20h30 às 21h – Espaço para Debate: Currículo e Regulação: limites e possibilidades do regime semipresencial. Palestrante: João Batista Bottentuit Junior (Doutor em Ciências da Educação – Universidade do Minho – UMINHO).
Dia 04/02 – Local: Sala 308
18h às 18h30 – Coffee Breack
18h30 às 19h30 – Abertura: Boas-vindas e ambientação sobre ‘‘O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Educação’’. Ambientador: Everaldo dos Santos Almeida (Analista Educacional/ Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Lusófona).
19h30 às 20h30 – Palestra: O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Educação. Palestrante: Rômulo Martins França (Mestre em Ciência da Computação – UFMA, Doutorando em Informática na Educação – UFRGS).
20h30 às 21h – Espaço para Debate: O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Educação. Palestrante: Rômulo Martins França (Mestre em Ciência da Computação – UFMA, Doutorando em Informática na Educação – UFRGS).
Dia 11/02 – Local: Sala 308
18h às 18h30 – Coffee Breack
18h30 às 19h30 – Abertura: Boas-vindas e discussão sobre a atividade de pesquisa na Instituição de Ensino Superior. Ambientadora: Profa. Ma. Bruna Feitosa Serra de Araújo (Coordenadora de Pesquisa e Extensão – CONEX).
Ambientação sobre a temática Problematizando a Tecnologia no Currículo do Instituto Florence de Ensino Superior. Ambientador: Giovani Murilo Dantas Correa (Analista de Sistema/ Especialista em gestão de Projetos – UNISINOS).
19h30 às 20h30 – Mesa Redonda:Problematizando a Tecnologia no Currículo doInstituto Florence de Ensino Superior.
Expositores:
Coordenação de Enfermagem – Profa. Ma. Ana Larissa Araújo Nogueira
Coordenação de Farmácia – Prof. Me. Luiz Fernando Ramos Ferreira
Coordenação de Odontologia – Profa. Ma. Karime Tavares Lima e Profa. Ma. Francilena Maria Campos Santos Dias
Coordenação de Direito – Profa. Ma. Ana Maria Marques Ribeiro e Profa. Ma. Aline Caldas
Analista de Sistema – Giovani Murilo Dantas Correa (Especialista em Gestão de Projetos -UNISINOS)
Coordenador de Mesa: Everaldo dos Santos Almeida – Analista Educacional/ Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Lusófona
20h30 às 21h – Avaliação CPA – Comissão Própria de Avaliação