Alunos do Curso de Direito do Florence realizam visita técnica nos Laboratórios e Clínicas da Instituição

Alunos do 10º período noturno, do Curso de Direito, da Disciplina Direito Sanitário, ministrada...
Sem categoria | 06/09/2016

045

060

050Alunos do 10º período noturno, do Curso de Direito, da Disciplina Direito Sanitário, ministrada pela Professora Bruna Feitosa Serra de Araújo, Mestra em Gestão de Programas e Serviços de Saúde e Mestranda em Políticas Públicas pela UFMA, realizaram visita técnica nos Laboratórios e Clínicas do Instituto Florence, na última semana, acompanhados das técnicas da Coordenação de Laboratórios Henrita Alba e Flor de Liz.

A disciplina de Direito Sanitário possui carga horária de 80 horas e tem por objetivo o estudo aprofundado do Direito à Saúde. Esse ramo do ordenamento jurídico foi consagrado por meio da Constituição Federal de 1988, em seus artigos 6º como um direito social. A partir de então, o direito sanitário torna-se um marco importante para a efetividade do direito à saúde dos cidadãos brasileiros, já que consiste na organização jurídica do Estado brasileiro voltada à promoção, à proteção e à recuperação da saúde no Brasil.

Cabe destacar que o Instituto Florence é a primeira e única faculdade particular do Estado do Maranhão a oferecer esta disciplina em sua grade curricular, como disciplina obrigatória.

Nesse contexto, as visitas técnicas objetivam vivências práticas de observação e/ou de reconhecimento, para acompanhamento pelo aluno através dessa atividade de natureza didático-pedagógica que têm por finalidade a complementação, aperfeiçoamento e atualização técnico-científica do alunado.

“Os alunos tiveram uma experiência única e ficaram encantados por terem a oportunidade de visitar os Laboratórios de Anatomia, de Controle de Qualidade, Manipulação de Cosméticos e Fitofármacos, de Patologia, Microbiologia, de Química, o Multidisciplinar, Ambulatórios e as Clínicas. A disciplina fornece elementos para que os alunos compreendam a doutrina, a legislação e a jurisprudência, tanto em âmbito nacional como internacional. Isso pressupõe tanto compreender a saúde como um direito humano universal quanto discutir a implicação jurídica das políticas públicas destinadas à garantia desse direito. E quando podemos aliar a teoria à prática, engrandece a experiência e o conhecimento dos alunos”. Esclareceu a Profa. Ma.  Bruna Feitosa  Serra de Araújo.