Instituto Florence e Conex promovem o VII Encontro de Iniciação Científica

Sem categoria | 28/11/2016

img_5871img_6267img_5761

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Coordenação de Pesquisa e Extensão (CONEX) do Instituto Florence de Ensino Superior promoveu o VII Encontro de Iniciação Científica.

O evento teve como objetivo incentivar os discentes e docentes para a produção de pesquisas e trabalhos científicos, bem como incentivar as discussões acadêmicas no âmbito da temática abordada nessa edição “Conhecimento, Formação Profissional e Compromisso Social”. Em sua  programação, com certificação de 16 horas de carga horária, o evento contou com a presença ilustre do Dr. Ruy Palhano, na Conferência Magna de Abertura que tratou sobre o tema: “Depressão, do diagnóstico ao tratamento”, abordando inclusive a temática do suicídio. O VII Encontro de Iniciação Científica reuniu igualmente conferências e mesas de diálogos, com temas: “A vida do Pesquisador Brasileiro: da Iniciação ao Doutorado”, “Avanços e Desafios na Rede de Atenção Psicossocial”; “Rede de Defesa e Direito da Pessoa Idosa”; “Novas Tecnologias Aplicadas na Ortodontia” “Filosofia Vegana como Libertação Animal; e ainda, apresentação e avaliação de trabalhos científicos na modalidade pôster, e premiação das melhores práticas de iniciação científica do ano de 2016 e dos melhores trabalhos apresentados pelos discentes.

Tendo uma perspectiva de vanguarda, foi a primeira vez que o Encontro de Iniciação Científica englobou o Ensino Técnico (Unidade Centro e Cohab), Ensino Superior (Curso de Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia) e de Pós-Graduação (Especializações) do Instituto Florence de Ensino.

O Encontro mais uma vez teve caráter social, com as inscrições realizadas mediante a doação de 01 lata de leite em pó, que serão doadas ao Asilo de Mendicidade de São Luís.

O Dr. Ruy Palhano, convidado especial para a Conferência Magna de Abertura, com o tema: Depressão: do diagnóstico ao tratamento e que abordou também a temática do suicídio, tratou do assunto com muita propriedade e falou da importância do tema para discussões também no âmbito acadêmico. “Nosso interesse é que esse assunto seja abordado com mais frequência, pois essa é uma doença que deve ter um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, para se evitar que esta se transforme em crônica. 65% dos suicídios são cometidos por portadores de depressão, portanto, é um assunto que importa e interessa a todos. A iniciativa de abordar esta temática é de extrema importância para nós e aqui, neste Encontro, tivemos a oportunidade de esclarecer e discutir sobre ela”, esclareceu o Neuropsiquiatra.

A Coordenadora de Pesquisa e Extensão – CONEX – do Instituto Florence, Profa. Ma. Bruna Feitosa Serra de Araújo, falou dos resultados positivos da realização desta 7ª edição do Encontro de Iniciação Científica. “Estou muito feliz e satisfeita com o saldo extremamente positivo e significativo da 7ª edição do Encontro de Iniciação Científica, o que agregou sobremaneira o currículo de nossos discentes, com o compartilhamento de informações e experiências acadêmicas no âmbito do tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão, elementos indissociáveis na construção do saber científico. Com o auditório lotado e participantes atentos e engajados, o evento cumpriu sua missão de incentivar os discentes e docentes para o desenvolvimento da produção científica em nossa Instituição, bem como de reconhecer e premiar as práticas já desenvolvidas no âmbito da pesquisa e extensão da faculdade, o que tem contribuído de forma valiosa para o fortalecimento de nosso Estado e de nossa gente”. Finalizou a coordenadora.