Campanha Setembro Amarelo alerta para prevenção do suicídio

Campanha Setembro Amarelo alerta para prevenção do suicídio

A Faculdade Florence apoia esta causa!
Institucional | 01/09/2020
Compartilhe :

No mundo, a cada quatro segundos uma pessoa comete suicídio. A informação é de um relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado no final do ano passado. Isso corresponde a cerca de um milhão de mortes por ano. No Brasil, são registradas cerca de 12 mil mortes por suicídio anualmente e esse número tem crescido entre os jovens. A situação, alarmante e assustadora, alerta quanto à necessidade de prevenção. É para tratar sobre esse assunto que existe a campanha Setembro Amarelo, para a qual a Florence reitera seu total apoio, trazendo à luz esse tema para toda a sua comunidade acadêmica.

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa criada em 2015 pela parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o mês de setembro, que se reveste da cor amarela em atenção ao tema. Durante todo o ano também são promovidas ações de prevenção ao suicídio, tema que não pode se restringir apenas a um mês, mas deve ser de alerta constante, conforme autoridades de saúde.

Para a secretária acadêmica da Florence, professora Sandra Pinto, a campanha Setembro Amarelo traz um tema de muita relevância, que precisa ser abraçado por todos. “A Campanha Setembro Amarelo é importante, pois traz para a população a conscientização sobre a prevenção do suicídio e formas de evitá-lo, abrindo espaço para a sensibilização, buscando alertar a população a respeito desse grave problema, e, sobretudo, alcançar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas em todo o mundo”, comentou.

No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

Como lidar com problemas emocionais e psicológicos?

Procurar um profissional qualificado é sempre o melhor caminho para lidar com problemas de ordem emocional e psicológica. Conforme Sandra Pinto, estar bem emocionalmente é a chave para enfrentarmos as adversidades da vida, que são inúmeras, bem como alcançarmos os nossos objetivos. “O primeiro desafio é conhecer a si mesmo, o nosso eu, e perceber quando estamos precisando de ajuda. Entender que somos autores da nossa própria história e precisamos ser gestores da nossa mente, para manter o equilíbrio, como diz Augusto Cury”, pontuou.

Florence Orante

Diante do cenário de pandemia que o mundo inteiro está enfrentando, a Florence decidiu abrir um espaço para que toda a comunidade acadêmica pudesse refletir, abrir o coração e orar.  “Como já é comprovado pelos pesquisadores, acreditamos que a ciência aliada à espiritualidade traz benefícios para nossa saúde física, mental, espiritual e emocional”, destacou Sandra Pinto.

Assim surgiu o Florence Orante, Canal Florescer, um espaço aberto pela Florence no qual, semanalmente, através de lives fixas no seu canal do Instagram, a Instituição aborda temas como: renovação da mente, a perseverança, a fé, o otimismo, a resiliência, a esperança em tempos difíceis, trazendo a reflexão para esse momento tão desafiador em que vivemos. A intenção do Florence Orante é dar esse apoio emocional a todos aqueles que fazem parte da Instituição, bem como à comunidade externa interessada.

“O espaço ecumênico foi uma ideia da nossa diretora-geral, a professora Rita Ivana Barbosa Gomes, que abriu esse espaço com o objetivo de levar palavras de paz, fé e esperança a toda a comunidade acadêmica, levando o conforto às pessoas enfermas e para quem perdeu seu ente querido, pois sabemos que são tempos difíceis, o que afeta o nosso estado emocional. Apesar disso, acreditamos que a fé triunfa sobre o estresse, a ansiedade e o medo. A fé atua como caminho para encontrar soluções, renova a nossa mente em momentos de angústia e aflição”, completou Sandra, que também é mediadora da ação.

O Florence Orante busca ser mais do que uma live de oração. Dentre as temáticas de reflexão estão, ainda, temas como prevenção, gerando conhecimentos e prestando esclarecimentos sobre o enfrentamento da pandemia.

Falar areja a alma

A Florence apoia a campanha Setembro Amarelo e reforça: falar areja a alma! Caso esteja enfrentando alguma situação difícil e precise conversar, a Instituição se coloca à disposição. Também divulgamos os canais de atendimento telefônico do Centro de Valorização da Vida (CVV): Disque 188.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Acesse https://www.cvv.org.br/ e veja todos os canais de atendimento ofertados.

A vida é o mais importante! Lembre-se: você não está sozinho!

Notícias Relacionadas