Aula Magna de Enfermagem da Florence terá palestra de professor da UFRJ

Com transmissão via YouTube, a solenidade ocorrerá no dia 24 de setembro
Enfermagem | 14/09/2020

Marcando a abertura do semestre 2020.2, o curso de Enfermagem da Faculdade Florence promoverá, no dia 24 de setembro, uma Aula Magna com palestra do Prof. Dr. Ítalo Silva, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé. Com o tema “Ano Internacional da Enfermagem: o panorama do Brasil e os desafios para a saúde global”, a solenidade será transmitida no canal da Faculdade Florence no YouTube, a partir das 10h30.

De acordo com a coordenadora do curso, prof.ª Ana Larissa Araujo, 2020 é um ano histórico para a Enfermagem global, pois se comemora o bicentenário de nascimento de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Moderna. A data representa um marco para a saúde e para a Enfermagem. “O conjunto de evidências internacionais acerca da importância dessa profissão para o fortalecimento dos sistemas de saúde, de todo o planeta, fez com que a OMS consagrasse, ainda em 2019, o ano de 2020 como sendo o ano Internacional da Enfermeira. Essas evidências sustentam, de forma técnica e objetiva, o impacto que a maior categoria de profissionais de saúde do planeta representa para a qualidade de vida das pessoas, para a redução de iniquidades sociais na perspectiva da saúde, bem como para a economia das nações”, afirmou.

No Brasil, essa realidade não é diferente. “Somos mais de 60% dos recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) e estamos em todos os contextos de cuidado das pessoas, desde o planejamento ao desenvolvimento das políticas públicas de saúde, no ato vivo do cuidado. Apesar da Pandemia vigente, seguimos na luta por melhores condições de trabalho e vigilantes quanto à necessidade de uma formação profissional sólida, alinhada aos desafios dinâmicos e complexos de saúde das pessoas”, ressaltou a coordenadora.

Segundo a docente, a Enfermagem atravessa o ano histórico para toda a humanidade com os mesmos princípios sustentados por Florence, na ocasião da guerra da Criméia, isto é, com ciência, liderança, competências e compromisso social, não só na linha de frente, mas também no planejamento do que se faz no front. “Nesse sentido, o professor Ítalo Rodolfo Silva foi convidado a proferir a aula magna do curso de Enfermagem neste ano, que é um marco para a história da Enfermagem”, complementou.

O link para participação na atividade será divulgado um dia antes do evento, por meio das redes sociais e do site da Instituição.

Minicurrículo do palestrante:

O professor Ítalo Silva é enfermeiro graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pós-doutorado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Atualmente é professor da UFRJ Campus Macaé e do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Também é membro do GT Nursing Now Brasil.

Aula Magna de Enfermagem

Tema: Ano Internacional da Enfermagem: o panorama do Brasil e os desafios para a saúde global

Data: 24 de setembro

Local: Canal da Faculdade Florence no YouTube

Público-alvo: Alunos do curso de Enfermagem e demais interessados na temática.