A leitura é uma atividade fundamental na vida de qualquer pessoa. Ler expande os horizontes, amplia o vocabulário, o conhecimento, a visão de mundo. Além disso, o hábito da leitura também ajuda a proteger o cérebro contra os impactos de doenças, como a depressão, e ajuda a aliviar o estresse.
De acordo com Claudenice Goulart, bibliotecária da Biblioteca Wanda de Aguiar Horta, da Faculdade Florence, “ler desenvolve o repertório, estimula o senso crítico, pois, através da leitura, passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, além de melhorar o vocabulário, facilitar a escrita e contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada leitor”.
Os benefícios são inúmeros e inquestionáveis, cientificamente comprovados. Por esta razão, a Florence trouxe algumas dicas pra melhorar o hábito da leitura, tornando-o mais presente no seu dia a dia, mais prazeroso e mais eficiente. Com a colaboração e o conhecimento de causa de Claudenice, preparamos a lista abaixo.
E para ajudar, não somente no hábito da leitura, mas também contribuir para a melhoria da escrita da comunidade acadêmica da Florence, Claudenice ainda separou alguns títulos disponíveis na Biblioteca para indicar aos leitores. “Como todos precisam escrever seus trabalhos, suas dissertações e artigos científicos, separei alguns exemplares que facilitam a realização destas atividades”, pontuou a bibliotecária. Abaixo, segue a lista.
BECHARA, Ivanildo. Moderna gramática portuguesa. 39.ed. Rio de Janeiro: EDITORA NOVA FRONTEIRA. 2019.
ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 2.ed. NOVA ODESSA-SP: Perspectiva. 2005.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Atica. 2005.
FERNANDO, Alvaro. Comunicação e persuasão: o poder do diálogo. SAO PAULO: DVS EDITORA. 2016.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 10.ed. Campinas: Pontes, 2014.
KASPARY, Adalberto J. Redação Oficial: normas e modelos. 20.ed. Porto Alegre: Livraria do advogado. 2017.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8.ed. SAO PAULO: Cortez. 2018.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10.ed. SAO PAULO: Contexto. 2018.
MANDRYK, David. Língua Portuguesa: prática de redação para estudantes universitários. 13.ed. Petropólis – Rj: Vozes. 2012.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 13.ed. SAO PAULO: Martins Fontes. 2017.
SILVA, Ezequiel. Theodoro da. O Ato de Ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez. 2005.
Ler não ajuda somente a nos manter bem no presente. A leitura, segundo estudos, ajuda a proteger nossa mente para o futuro. Um estudo realizado pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, descobriu que ler afeta o cérebro da mesma forma como se a pessoa tivesse vivido o que é relatado no texto que está lendo, contribuindo no desenvolvimento da empatia.
Sendo assim, a Florence reforça a importância do hábito da leitura e deseja que suas dicas sejam colocadas em prática e ajudem toda sua comunidade acadêmica a conquistar o objetivo de melhorar a leitura e fazer dela um compromisso de vida!