Tratando do tema “Saúde mental e pandemia”, o Florence Orante, live semanal do Canal Florescer, teve a participação do médico psiquiatra, Dr. Ruy Palhano. Na última quarta-feira (16), o convidado esteve ao lado da secretária acadêmica da Instituição, Sandra Pinto, dialogando a respeito da importância de manter hábitos que permitam à mente manter a estabilidade em meio a esse momento tão desafiador.
O Florence Orante é um espaço que visa esclarecer e informar acadêmicos, colaboradores e professores sobre os desafios e estratégias para lidar com a pandemia de Covid-19.
“Estamos recebendo instruções de como ter mais prevenções e como lidar com a atual realidade, através dos protocolos de prevenção. Mas precisamos também estar em alerta sobre a nossa saúde emocional e mental, como podemos agir, como estar atentos diante dessa situação. Com o ‘Setembro Amarelo’, campanha voltada para a prevenção do suicídio e o combate à ansiedade, é necessário entender como nosso organismo reage e como devemos buscar essa saúde emocional, física e mental”, explicou a secretária acadêmica da Florence, Sandra Pinto.
A secretária aproveitou a oportunidade para agradecer à direção-geral e administrativa da Instituição pelo apoio; e agradeceu também coordenadores, colaboradores e alunos pela participação no projeto.
Em sua fala, o psiquiatra Dr. Ruy Palhano agradeceu a oportunidade e parabenizou a Faculdade Florence pela promoção do diálogo com a comunidade acadêmica.
“É uma honra que estou tendo em participar dessa live, primeiro em respeito e reconhecimento da importância histórica da Florence para o nosso ensino e nossa formação. Parabenizo pela escolha do tema, creio que todos nós sabemos que não houve nada na face da terra mais ameaçador e mais contundente com relação a nossa saúde mental do que esta pandemia. Trazê-la para o debate é uma atitude bastante relevante orientada a partir da Faculdade Florence e eu me sinto muito honrado de fazer parte desse projeto”, enfatizou.
O especialista chamou atenção para o cuidado com a saúde mental em todas as fases da vida e como as políticas públicas contribuem para o combate ao suicídio. “Não tem nada mais importante para o ser humano, em qualquer época de sua vida, que a saúde mental. Ela é a bússola, o roteiro, o caminho que nos leva à plenitude. Uma pessoa que, por qualquer motivo, perde esta saúde mental, de forma bastante pronunciada ou relativa, certamente será afetada na sua qualidade de vida e no seu sentido existencial”, declarou.
Perdeu essa edição do Florence Orante?! Clique aqui e assista na íntegra!
O psiquiatra Ruy Palhano é Doutor Honoris Causa em Ciências da Saúde pela Emil Brunner World University – EBWU, Flórida – EUA; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Especialista em Psiquiatria – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Diretor Secretário Regional Norte da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Membro da Academia Maranhense de Medicina – AMM. Membro da Academia Caxiense de Letras – ACL. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGMA. Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES – MA. Membro da Sociedade Maranhense de História da Medicina – SMHM. Escritor.