Roda de conversa marca início do semestre letivo do curso de Farmácia da Florence

Roda de conversa marca início do semestre letivo do curso de Farmácia da Florence

Os alunos puderam falar sobre como a pandemia de Covid-19 tem afetado a vida de cada um
Farmácia | 21/09/2020
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O início do semestre 2020.2 do curso de Farmácia da Faculdade Florence foi marcado pela ação de integração dos novos acadêmicos do curso. Na manhã de sexta-feira (18), o encontro reuniu calouros, veteranos e professores da Instituição, que puderam conversar sobre a graduação e como a pandemia de Covid-19 tem afetado a vida de cada um.

Os acadêmicos foram recepcionados pela coordenadora do curso, Prof.ª Kallyne Bezerra, pelo docente da graduação, Prof. Carlos Toledo, pela coordenadora de estágio, Prof.ª Vanessa Uchoa e pelos veteranos do Centro Acadêmico de Farmácia da Florence. Os participantes assistiram à palestra em alusão ao Setembro Amarelo, ministrada pelo psicólogo Ruy Cruz, professor da Escola de Saúde Pública do Estado e articulador da política de prevenção à automutilação e suicídio; e participaram da demonstração de Práticas Integrativas Complementares (PICs), realizada pelo massoterapeuta e técnico de enfermagem Cassiano Oliveira e pela enfermeira, massoterapeuta e acupunturista Joselia Seixas, que falaram sobre a origem e os benefícios da terapia auricular.

“Foi um momento de grande relevância, pois os alunos estão conhecendo o curso, descobrindo a importância da graduação e como funciona a Instituição. Foi também um momento voltado para o Setembro Amarelo, para que eles possam se sentir mais acolhidos e mais motivados para vivenciar novamente o prazer de assistir a uma aula presencial”, ponderou a coordenadora do curso de Farmácia, Prof.ª Kallyne Bezerra.

O professor Carlos Toledo, docente do curso, também conversou com os novos alunos sobre a preocupação da Instituição com o ensino dos acadêmicos no período de pandemia. “O importante na roda de conversa é ouvi-los, saber quais são as expectativas, as preocupações e os anseios. É um momento de frisar todas as recomendações, engajá-los no sentimento de esperança de que tudo isso vai passar e ouvi-los”.

Ensino híbrido

Segundo o docente, antes do retorno totalmente presencial, ainda haverá o estabelecimento do ensino híbrido, como intermediário da passagem com segurança para o presencial.

“Esse primeiro momento se faz muito importante, uma vez que os alunos podem ser apresentados às nossas áreas de atuação e se ambientarem como as disciplinas e os estágios acontecem. Estamos aqui para que eles consigam entender este momento difícil que estamos passando, mas que, ao mesmo tempo, é um momento de nos unirmos”, destacou a coordenadora de estágio do curso, prof.ª Vanessa Uchoa.

Criando vínculos

A presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da Florence, Lígia Nathalia, afirma que o momento de acolhimento é necessário para despertar o sentimento de união nos novos colegas da graduação

“A Florence sempre trouxe esse sentimento acolhedor e é algo que nossos colegas precisam quando entram. Eu já tenho uma graduação e nada se compara com essa, pelo acolhimento que a Florence sempre nos deu, de poder sempre contar com o outro, o vínculo com a coordenação e com os professores.  Neste momento de pandemia, onde o distanciamento foi tão forte, nós buscamos meios de envolver os alunos, realizamos reuniões com as turmas para conversar, então um momento como este é extremamente significativo para todos nós”.

Saúde emocional

Ruy Cruz, psicólogo e professor da Escola de Saúde Pública do Estado, falou sobre questões emocionais e hábitos saudáveis que possam ajudar a superar esse momento que a sociedade está passando.

“A importância de fazer uma atividade relacionada à saúde mental e emocional com os acadêmicos é interessante, porque eles estão fora do ambiente físico no qual a Florence oferta a educação, a aprendizagem e as disciplinas. A gente tira um pouco da ideia do virtual, do distanciamento social, e os coloca em um ambiente acolhedor, falando sobre temas importantes que possam superar este período que nós estamos de pandemia, que nos traz no imaginário várias questões relacionadas a medo, ansiedade, fobia, situações de crise  e em que a gente precisa fazer adaptações todo tempo frente ao estresse de não fazer certas atividades cotidianas”, explicou.

Segundo o psicólogo, a roda de conversa é uma demonstração de afeto, cuidado e preocupação com a sociedade. “A Florence, com essa visão de cuidar de seus alunos e dos professores, favorece com que sejam semeados bons hábitos de tal maneira que a pessoa possa, no decorrer deste período e no futuro, conseguir florescer e colher bons frutos”.

A caloura Aline Abreu conta que gosta de estudar química e que isso a incentivou na escolha pelo curso de Farmácia da Florence como primeira graduação. Por conta da pandemia, ela afirma que tem muitas inseguranças, mas que pôde falar sobre seus anseios durante a conversa com os professores. “Neste período tão conturbado que estamos passando, parece que às vezes a gente fica muito incerta de algumas coisas, mas eu tento me dedicar ao máximo para que eu possa dar melhor de mim”, disse.

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