Dia Nacional da Vacinação destaca importância da imunização

No Maranhão, a data marca o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio e outras doenças
Datas Comemorativas | 17/10/2020

Importantes para a prevenção de diversas doenças, como a poliomielite, a febre amarela, o sarampo, dentre outras, as vacinas têm auxiliado a humanidade desde que foram inventadas. A sua importância é tamanha que o dia 17 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional da Vacinação, com o principal objetivo de alertar a população a respeito da importância de se vacinar. No Maranhão, em específico, a data marca o “Dia D” da vacinação contra a pólio e outras doenças.

História

Os primeiros registros de criação de vacinas datam do século XVIII, quando o naturalista e médico britânico Edward Jenner conseguiu desenvolver uma vacina para a varíola a partir de um experimento no qual injetou a secreção de uma pessoa acometida de cowpox (semelhante à varíola) em uma pessoa saudável.

Depois de um tempo, foi possível observar que, quando exposta ao vírus da varíola no futuro, o paciente apresentava imunidade. No Brasil, a vacina da varíola chegou em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Desde então, diversas outras vacinas foram desenvolvidas.

Seguras e eficazes

As vacinas são substâncias feitas com microrganismos da própria doença que previne. Por exemplo: a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo. Esses microrganismos, contudo, estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la se for necessário.

Toda vacina autorizada e licenciada para uso é fruto de um processo que envolve diversas fases de avaliação, que asseguram sua eficácia e segurança para o homem. Além disso, elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Campanha de vacinação no Maranhão

O Governo do Maranhão está realizando a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação e, neste sábado (17), ocorre o “Dia D” de vacinação no estado.  A mobilização abrange todos os 217 municípios maranhenses e a meta é imunizar 95% do público-alvo, que são crianças de 12 meses a menores de 5 anos contra a Poliomielite, e menores de 15 anos para preenchimento da carteira vacinal, conforme o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde.

Na capital maranhense, a população poderá se vacinar em policlínicas, hospitais, em todos postos da rede pública e duas escolas da rede municipal de ensino. Clique aqui para conferir todos os locais de vacinação e mais informações. A Florence apoia a campanha e alerta a todos a respeito da importância da vacinação.

A campanha seguirá até o dia 30 de outubro, período durante o qual serão realizadas diversas ações para mobilizar a população quanto à importância da vacinação, auxiliando na ampliação da cobertura vacinal. Além da Vacina Oral Poliomielite (VOP), serão administradas 17 vacinas na rotina de preenchimento da carteira vacinal aos pacientes que estiverem com o calendário em atraso.

Nos postos de saúde, os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes deverão apresentar documento com foto do paciente, incluindo a carteira de vacinação. O objetivo é realizar uma atualização vacinal e promover a conscientização e o chamamento da sociedade para a importância da vacinação.