Entenda como a saúde bucal afeta a autoestima das pessoas

Perda dentária e dentes amarelados estão entre os responsáveis pela baixa autoestima
Odontologia | 21/11/2020

O bem-estar de um indivíduo não está ligado apenas à inexistência de alguma doença sistêmica. Outros fatores têm influência na satisfação pessoal e a saúde bucal está entre eles. Sorriso e autoestima estão interligados, por isso, ter a saúde bucal em dia certamente traz mais confiança para o indivíduo, o que pode influenciar sua carreira profissional e relações pessoais.

Problemas odontológicos e autoestima

Perda óssea e dentária, diastema, halitose e dentes amarelados ou com manchas estão entre os principais responsáveis por afetar a estética e a saúde bucal das pessoas. Substituição de dentes perdidos ou a modificação da cor e o posicionamento são os procedimentos odontológicos mais pedidos nos consultórios.

Professora doutora do curso de Odontologia Luciana Lima

Professora doutora do curso de Odontologia, Luciana Lima.

Segundo a professora doutora Luciana Lima, do curso de Odontologia da Faculdade Florence, quando um indivíduo apresenta um sorriso considerado desagradável, seja em virtude de  desequilíbrio dentofacial,  problemas periodontais, alteração da forma, cor ou textura dos dentes, seja por ausências dos elementos dentais, normalmente há uma tendência do indivíduo se sentir inseguro, ser mais introvertido e socializar menos, interferindo no convívio pessoal e na interação profissional.

“Por esse motivo é muito importante que os profissionais da Odontologia saibam qual o papel do cirurgião-dentista na autoestima dos pacientes. Com prevenção, através de palestras e restabelecimento da função e estética, acredito que podemos ajudar o paciente com ausência de dentes ou com alteração da estética do sorriso, frequentemente atrelada à cárie, problemas periodontais e ortodônticos”, explicou.

Como a Odontologia pode ajudar

A evolução dos tratamentos odontológicos oferece cada vez mais soluções para quem deseja e tem possibilidades de cuidar bem da saúde bucal. Contudo, os cuidados diários com a higiene da boca nunca podem ficar de lado, pois são determinantes para prevenir danos futuros.

Os aparelhos ortodônticos, por exemplo, são necessários para garantir dentes mais alinhados e harmoniosos. Os benefícios desse tipo de tratamento não são somente estéticos, mas também influenciam a mastigação, a respiração, a dicção e até a qualidade do sono das pessoas.

Já outros procedimentos estéticos visam à correção de falhas, devolvendo um aspecto natural e saudável ao sorriso do paciente. Dentre os mais comuns estão: clareamento dental, implantes, restaurações, próteses e facetas de porcelana.

Logo, os cuidados com a saúde bucal devem vir desde os primeiros meses de vida. E durante a terceira idade, esse cuidado deve ser uma prioridade, uma vez que pode devolver ao idoso a alegria, a segurança e a tranquilidade de sorrir sem medo.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas, como bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter interdisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade, e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.