Entenda o papel da Medicina Veterinária no agronegócio

Ronielle Sousa, coordenador do curso da Florence, fala sobre a expansão desse segmento
Medicina Veterinária | 17/12/2020

O agronegócio passa por um período de profissionalização, pois, com o aumento da população mundial, ficou cada vez maior a preocupação com a produção de alimentos de qualidade, respeitando os animais de produção, como bovinos, suínos e aves. Por conta dessa grande demanda, o médico veterinário tornou-se um profissional ainda mais requisitado.

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Florence, prof. Ronielle Sousa, o Maranhão se destaca por ser o Estado do Nordeste que possui maior produção de bovinos de corte. “Isso é algo que favorece a maior demanda de médicos veterinários, bem como enriquece o Estado financeiramente, pois o mercado necessita dessa atividade”, explicou.

Segmentos

O agronegócio abrange diversas áreas, dentre elas a produção animal (bovinocultura de corte e de leite, suinocultura, ovinocaprinocultura, avicultura, apicultura, piscicultura e etc). “Esta é responsável por ‘mover’ a economia brasileira e o médico veterinário está intimamente ligado nessa produção, que vai desde a criação até a inspeção animal”, salientou o coordenador.

Outra área importante de atuação da medicina veterinária nesse segmento, além da produção animal, é a inspeção dos alimentos derivados de origem animal. “Deve-se ressaltar em especial a saúde pública, que abrange desde vigilância sanitária até a fiscalização e controle de produtos de origem animal”, acrescentou.

Prof. Ronielle Sousa, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Florence

Atuação do médico veterinário

O veterinário atua desde a vacinação, controle sanitário, alimentação dos animais, inspeção de alimentos e vigilância sanitária. Papeis esses que permitem garantir à população um alimento saudável.

Todos esses aspectos, conforme o professor Ronielle Sousa, estão contemplados na formação ofertada pela Faculdade Florence. “Durante a graduação, os discentes da Florence possuem contato com as disciplinas que abordam a temática de produção animal, inspeção e saúde pública. Além de poderem realizar estágios nas áreas que desejarem conhecer ou atuar após a formação acadêmica”, detalhou.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária contarão com um ensino de excelência, destaque em toda a região, além do benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, e podem ganhar uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%.*

Na Florence, o aluno já inicia o curso com aulas práticas desde os primeiros períodos, em laboratórios muito bem equipados. “Aqui o aluno encontra um curso de Medicina Veterinária completo, que o impulsiona para uma carreira com vasta área de atuação, como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras”, enfatizou o professor Ronielle Sousa, coordenador do curso.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

*Consulte condições no site.