Nesta quinta-feira (7) é comemorado o Dia do Leitor, data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura. O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição. O aumento do vocabulário, a compreensão do texto e a ortografia são outras vantagens significativas de ler com frequência.
O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro. A pesquisa também aponta que o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. A redução foi sentida, sobretudo, entre leitores com ensino superior e na classe A.
Por essa razão, a Faculdade Florence, com o objetivo de incentivar a leitura e celebrar o Dia do Leitor, convidou a bibliotecária Claudenice Goulart, responsável pela Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta, para listar três obras literárias e três obras técnico-científicas indispensáveis para a ampliação do campo do conhecimento dos acadêmicos na prática da leitura. Confira abaixo:
1 – “O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”, de Darcy Ribeiro;
2 – “Ciência e política: duas vocações”, de Max Weber;
3 – “Uma breve história da humanidade”, de Noah Yuval Harari;
4 – “Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991”, de Eric Hobsbawm;
5 – “Estudos sobre a globalização”, de Diogo Ramada Curto;
6 – “Pense como um freak: como pensar de maneira mais inteligente sobre quase tudo”, de Steven D. Levitt.
Além das indicações de livros, a bibliotecária Claudenice Goulart pontua que o ato de ler é um processo de apreensão e compreensão das informações que nos torna seres críticos.
“A leitura surgiu a partir do homem compreender a precisão de se comunicar e expressar suas vivências. Ela nos torna seres pensantes, críticos, que sabem dialogar e expor suas opiniões a fim de impulsionar as possibilidades de conhecimento para uma consciência perante o mundo em que vivemos. Atualmente, grande parte da população brasileira segue sem domínio desejável da leitura, situação que ameaça o desenvolvimento social, econômico e político do país. Logo, é fundamental buscar meios no intuito de garantir que o ato de ler seja uma conquista de todos”, disse a bibliotecária Claudenice Goulart.
Em 7 de janeiro de 1928, o jornal diário “O Povo” começou a circular em Fortaleza, no Ceará. Seu fundador, o poeta e jornalista baiano Demócrito Rocha, foi formado em Odontologia e chegou a ser telegrafista e deputado federal.
Para homenagear Demócrito e seu jornal, que ficou conhecido por combater a corrupção, divulgar fatos políticos e ter um suplemento chamado “Maracajá”, que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época, a data de fundação do periódico passou a celebrar o Dia do Leitor no Brasil.
Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta
O acesso ao espaço físico da biblioteca, por sua vez, só pode ser realizado seguindo o protocolo de biossegurança, implementado por conta da pandemia. Desde então, o local tem adotado medidas para prevenção da disseminação da Covid-19. Entre elas estão: o controle de acessos de pessoas, de forma a evitar aglomeração; o distanciamento físico; a etiqueta respiratória, com uso obrigatório de máscara; além do uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos.
No local, o empréstimo dos materiais também obedece ao protocolo de biossegurança adotado. Caso o usuário prefira agendar seu atendimento, ele deve entrar em contato solicitando o livro ou outro material bibliográfico pelo e-mail [email protected], fazendo sua identificação e a do material desejado. Após essa etapa de registro, o atendente responsável fará a busca do título para realização do empréstimo e entrará em contato via e-mail para a retirada no horário combinado.
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!
*Confira condições no edital.