Janeiro Branco: campanha alerta para os cuidados com a saúde mental  

Janeiro Branco: campanha alerta para os cuidados com a saúde mental  

No Brasil cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão
Institucional | 08/01/2021
Compartilhe :

O Janeiro Branco é uma campanha que chama atenção para a saúde mental. Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate nos espaços sociaisEm 2021 o lema da campanha é “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

No Brasil cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão e outros 20 milhões possuem sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A campanha acontece estrategicamente em janeiro porque é a época do ano em que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas relações sociais, condições de existência e emoções. Dessa forma, Janeiro Branco serve como um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de uma maneira sadia. E para que isso seja possível, fazer terapia pode ser o primeiro item da lista de resoluções para que as demais metas anuais sejam atingidas com sucesso.

A OMS também afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social. Esse conjunto de fatores é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida. Ainda segundo a organização, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo.

Secretária acadêmica da Florence Sandra Pinto

Secretária acadêmica da Florence Sandra Pinto

De acordo com a secretária acadêmica da Florence Sandra Pinto a campanha contribui com ações e orientações de psicólogos e psiquiatras que estimulam os indivíduos a pensarem sobre o sentido e cuidado com a mente. A campanha é uma iniciativa fundamental para disseminar a importância de se buscar auxílio quando há a percepção de que a mente não anda bem. Principalmente durante esse período difícil que convivemos com uma pandemia”, afirmou. 

Ela também ressalta que a Faculdade Florence apoia a valorização da saúde mental e promove diversas atividades que envolvam a temática. Sandra Pinto cita como exemplo um bate-papo sobre o tema “Os impactos da masculinidade tóxica na saúde emocional do homem promovido pelo curso de Enfermagem e o “Florence Orante”, projeto que iniciou durante a pandemia como espaço semanal através de transmissões ao vivo pelo instagram com o objetivo envolver a comunidade acadêmica em temas como a renovação da mente, a perseverança, a fé, o otimismo, a resiliência e a esperança em tempos difíceisAs transmissões ao vivo tiveram a participação dos especialistas na área da saúde mental como o médico psiquiatra Ruy Palhano e os psicólogos Igor Serafim e Karla França.

Práticas que contribuem para uma boa saúde mental

corpo e a mente necessitam de hábitos saudáveis para ter um bom funcionamentopor isso o Ministério da Saúde recomentar algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida, confira abaixo:

  • Reserve um tempo para relaxar;

  • Aproveite momentos em família;

  • Pratique atividades físicas;

  • Mantenha uma alimentação saudável;

  • Reforce seus laços de amizade;

  • Tenha boas noites de sono;

  • Faça terapia.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas