Dia do Empresário Contábil: entenda a importância da data para a profissão

A profissão tem sido cada vez mais exigida na busca do desenvolvimento econômico
Ciências Contábeis | 12/01/2021

No dia 12 de janeiro de 2011 foi criado, pelo Projeto de Lei 4640/2009, o Dia Nacional do Empresário Contábil. A data destaca a responsabilidade deste profissional no controle, planejamento e coordenação financeira de empresas e instituições públicas.

Para falar sobre a importância da profissão e sobre a atuação do profissional formado em Ciências Contábeis, a Florence conversou com a contadora e gestora de negócios Patrícia Sales, professora da disciplina de Teoria normativa da contabilidade do curso da Instituição. De acordo com a docente, a profissão presta orientações baseadas no desempenho do patrimônio observando os fenômenos que ensejam o estudo dos aspectos qualitativos e quantitativos das atividades desenvolvidas nas diversas áreas do saber humano.

Contadora, professora da Florence e e gestora de negócios Patrícia Sales

Contadora, professora da Florence e gestora de negócios Patrícia Sales

“Esse profissional exerce um papel fundamental na sociedade ao prestar assessoramento para o cumprimento das obrigações e que visam controlar e orientar empreendedores, através do resultado extraído nos relatórios financeiros e demonstrativos contábeis culminando assim na análise desses dados e finalizando com a contabilidade consultiva. Devido à amplitude dos assuntos que este profissional domina quer seja no âmbito do planejamento financeiro, tributário e também no fiscal esse rol de atividades faz parte da rotina da profissão, desta forma pode contribuir com a gestão das instituições privadas, públicas e, inclusive, com as do terceiro setor, sendo a essência de qualquer empreendimento”, ressaltou.

Ela também pontua que o estudante de Ciências Contábeis deve se atentar para as oportunidades vindas através do curso, como a oferta de estágios, empregos nas áreas públicas e privadas e na possibilidade de abrir o seu escritório após conclusão e habilitação técnica, além disso, o aluno precisa analisar as mudanças e exigências do mercado que não somente aguarda um profissional que tenha habilidades e competências técnicas, mas somadas a elas um comportamento moral e ético e conhecimentos multidisciplinares.

Além das considerações propostas pela professora Patrícia, no Brasil, busca-se cada vez mais a ampla transparência das informações, o crescimento dos negócios baseado na responsabilidade social das empresas e a administração dos recursos públicos com critérios de economia e probidade. Por isso, esse profissional vem acumulando desafios, aprimorando-se através dos avanços da tecnologia digital para a otimização de processos na gestão empresarial e de pessoas, bem como para montar e gerir sua equipe de trabalho, considerando o perfil comportamental de seus colaboradores.

Desta forma, o empresário contábil, que atualmente está entre os mais de 500 mil profissionais registrados e ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade, tem sido cada vez mais exigido na busca por melhores processos empresariais que levem ao caminho de uma maior produtividade e desenvolvimento.

Estude Ciências Contábeis na Florence!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade gratuita e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 60%*.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, para formar profissionais competentes para atuar em empresas privadas e públicas, contribuindo para o processo de tomada de decisões, e preparados para definir os rumos e direcionamentos das empresas.

O estudante de Ciências Contábeis da Florence recebe formação multidisciplinar, o que proporciona aos egressos da Instituição conhecimento científico em diferentes áreas, além da contábil. O conjunto de disciplinas constantes na Matriz Curricular do curso busca proporcionar uma visão sistêmica e universal ao profissional da contabilidade.

O egresso em Ciências Contábeis da Faculdade Florence torna-se um profissional com atuação multidisciplinar (gerencial, política, social e de liderança), com capacidades técnicas para agir como um estrategista, executivo, consultor ou empreendedor, com uma visão nas diversas áreas da contabilidade, pautando-se no senso de responsabilidade e comportamento ético.

O mercado de trabalho para os formados em Ciências Contábeis é amplo e oferece vagas em escritórios de contabilidade, de auditoria e consultoria contábil, empresas comerciais e indústrias em geral, além de oportunidades de trabalhar especificamente com a parte de tributação, controle orçamentário e outros.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Consulte condições no edital.