Dia Nacional do Esteticista: saiba mais sobre a profissão

No Brasil, a profissão faz parte do quarto maior mercado de estética no mundo
Datas Comemorativas | 18/01/2021

Hoje, dia 18 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Esteticista. No Brasil, a profissão faz parte do quarto maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos, China e Japão, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa. A data tem o objetivo de valorizar e mostrar a importância da profissão para a saúde e o bem-estar da população. Ela foi instituída em 2012, época em que a profissão foi reconhecida pela Lei 12.592/12.

Coordenadora do curso de Estética e Cosmética Aline Pinheiro.

De acordo com a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence, professora Aline Pinheiro, o esteticista é responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas. “O profissional de estética vem conquistando espaço na sociedade, desempenhando um papel importante na área da saúde, a fim de corresponder às expectativas das estatísticas que apontam o Brasil como um dos grandes consumidores de produtos cosméticos, perdendo apenas para os Estados Unidos”, pontuou.

Atuando junto a uma equipe multidisciplinar de saúde, estão entre as responsabilidades de um esteticista ajudar a melhorar pequenos problemas estéticos, empregar as técnicas e tecnologias disponíveis para melhorar a aparência do paciente, melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, elaborar cronogramas do paciente para que possa ser acompanhado em todas as sessões e aplicar os procedimentos estéticos de maneira a recuperar e manter a saúde do corpo, cabelo ou rosto.

“Para que o profissional tenha um bom desempenho como esteticista é essencial que possua interesse pelo corpo humano, autocontrole, atenção aos detalhes, agilidade, flexibilidade, ética profissional, concentração, postura profissional, disciplina e habilidade manual”, detalhou a professora Aline Pinheiro.

Os principais empregadores no Brasil e no mundo para este profissional são as clínicas de estética, salões de beleza, SPAs, centros estéticos, academias, faculdades, centros universitários, universidades, empresas de representações de equipamentos e cosméticos, dentre outros.

Estude Estética e Cosmética na Faculdade Florence

Atualmente, a Estética é considerada uma das áreas em maior desenvolvimento do Brasil. O curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence tem por objetivo formar esteticistas aptos a identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, assim como técnicas de visagismo e maquiagem.

O profissional também poderá propor e participar de estudos científicos para o desenvolvimento de tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores. Ele sairá da faculdade com capacidade de planejar, organizar e gerenciar empresas da área de estética e cosmética, assim como avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.

Na Faculdade Florence, o estudante encontrará um ensino de excelência, destaque em toda a região, com uma sólida base conceitual e prática para quem deseja trabalhar na área. O curso de Estética e Cosmética ainda possui um tempo de formação de apenas dois anos e meio, com foco voltado ao mercado de trabalho.

“Os laboratórios para o desenvolvimento das aulas práticas permitem a realização de atividades profissionais em que os alunos têm a oportunidade de integrar as diferentes áreas de aprendizado, visando ao seu crescimento pessoal e à eficácia profissional”, acrescentou a professora Aline Pinheiro, coordenadora do curso.

Além disso, o interessado em cursar Estética e Cosmética na Florence contará com o benefício da 1ª mensalidade gratuita, além de outras vantagens diferenciadas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 60%*.

Ficou interessado? Então não perca tempo e se inscreva para o Processo Seletivo 2021.1 agora mesmo.

*Confira condições aqui!