20 de fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social

20 de fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social

Data instituída pela ONU alerta para a importância da diminuição das desigualdades
Datas Comemorativas | 20/02/2021
Compartilhe :

Em 20 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial da Justiça Social. A data foi decretada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) no dia 26 de novembro de 2007, através da resolução 62/10, e tem como objetivo a reflexão sobre a necessidade de existir Justiça Social em todos os países do mundo. A data ainda almeja apoiar os esforços da comunidade internacional para a erradicação da pobreza, a promoção da dignidade no trabalho, a igualdade de gênero, o bem-estar social e a justiça para todos.

Para a ONU, os princípios da justiça social são defendidos na promoção da igualdade de gênero, dos direitos dos povos indígenas e dos migrantes. A remoção de barreiras relacionadas a sexo, idade, raça, etnia, religião, cultura ou deficiência também ajuda na promoção da igualdade. Um outro fator crucial para se alcançar a justiça social é o direito e o acesso à educação.

Educação: base para Justiça Social

A ONU declara que, para que as políticas sociais sejam seguidas de forma plena, um dos pilares de fundamental importância é o trabalho em conjunto da justiça social e educação. Para a Organização, somente a partir do acesso à educação, é possível ao ser humano o seu desenvolvimento como cidadão, trazendo condições para o acesso a um emprego, eliminando todos os preconceitos e discriminações e promovendo oportunidades de vida para as pessoas, que desde criança têm condições de se formar como um adulto pleno.

Ações para a Justiça Social

Para que a justiça social se concretize, uma política forte aliada à possibilidade de um emprego digno é algo fundamental, contudo, não o suficiente. Assim sendo, dentre as metas da ONU estão a difusão e o incentivo de políticas públicas de inclusão social e proteção dos mais pobres e desafortunados, garantindo que os que têm menos acesso sejam incluídos no ciclo do desenvolvimento.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas