Florence celebra mais um aniversário de Dona Teresinha de Jesus

Professora é cofundadora e presidente da mantenedora da Instituição
Institucional | 07/04/2021

Neste 7 de abril, quarta-feira, Dia Mundial da Saúde, a Faculdade e o Instituto Florence celebram, em espírito de júbilo e gratidão, a existência honrosa de sua cofundadora e presidente de sua mantenedora, Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, que agora completa mais um ano de vida. Dedicada a contribuir expressivamente com as áreas da educação e da saúde no Maranhão, Dona Teresinha nasceu na data em que se celebra mundialmente a saúde, e que tem por padroeiro São João Batista de La Salle, padre, pedagogo e formador, padroeiro dos educadores.

Dona Teresinha é mulher tenaz e temente a Deus, de fé viva e cotidiana, e acredita firmemente no valor da ciência. Transpôs a vida entre lutas e vitórias, a galgar cada passo com maestria e humildade. Educadora desde muito cedo, Dona Teresinha alfabetizava jovens e adultos já aos 15 anos de idade. Formou-se e garantiu a todos os seus filhos a oportunidade maior da educação, prioridade incessante.

Apesar de enveredar por outras atividades profissionais, atuando até mesmo como gerente de loja de tecidos, na sua amada Sucupira do Norte/MA, sempre foi seu sonho fazer a diferença por meio da educação, algo que ela exercitou ao longo de sua vida, iniciando com a ativa participação na educação dos seus filhos. Ainda cedo, Dona Teresinha chegou a comprar uma grande casa, já arquitetando o sonho de construir uma escola, mas acabou tendo que se mudar e os planos ficaram para depois.

Apaixonada pela educação, Dona Teresinha continuou estudando, sendo aprovada no primeiro concurso público do antigo INAMPS, atual Ministério da Saúde, onde trabalhou como atendente do Serviço Médico, função na qual atuou por vários anos, até se aposentar, como servidora pública. E foi exatamente como atendente no antigo posto de saúde pública, PAM-Filipinho, que a homenageada despertou para a importância da área da saúde e de se fazer a diferença sobretudo na vida dos que mais precisam de assistência, unindo duas paixões: a educação e a saúde.

Foi apenas mais à frente, ao lado da sua filha caçula, professora Rita Ivana, diretora-geral da Instituição, que Dona Teresinha persistiu no seu sonho pela educação e abriu um cursinho pré-vestibular e, depois, em 16 de fevereiro de 2000, de forma coletiva, concretamente, assim nascia o Instituto Florence, por meio do qual a nossa estrela maior eternizou suas duas paixões.

Em sua trajetória de vida, Dona Teresinha lutou, incansavelmente, e continua a lutar pelas boas causas, pelo bom combate, descrito por Paulo, apóstolo de Cristo, nas Sagradas Escrituras. Tudo isso em busca de uma educação inclusiva e de qualidade, que, efetivamente, faça a revolucionária transformação na vida das pessoas. Associar a educação à saúde foi uma grande realização de vida e, hoje, Dona Teresinha carrega em sua história, com orgulho, todos os resultados alcançados ao longo de mais de 20 anos da marca FLORENCE. Já foram mais de 20 mil profissionais formados e um impacto sem tamanho em toda a comunidade maranhense.

Às vésperas de completar seus 89 anos, professora Teresinha segue trabalhando incansavelmente, com a mesma motivação da juventude. No final do mês de março, a aniversariante recebeu, de forma remota, e com grande êxito, a Comissão do Ministério da Educação (MEC) para autorização do promissor curso superior de Administração da Faculdade Florence, ocasião em que realizou belíssima apresentação da Instituição.

Por isso tudo, hoje e sempre, seus familiares, amigos e toda a família Florence se unem para agradecer a Deus e celebrar a vida de Dona Teresinha.

Com carinho e muita gratidão, desejamos, neste dia tão especial, muitos anos de vida, com muita saúde e muitas bênçãos! Feliz dia! Feliz Vida!