A Faculdade Florence manifesta profundo pesar pelo falecimento da enfermeira Maria Helena Nunes Castro, importante nome para o fortalecimento da saúde pública digna e de qualidade no Maranhão e no Brasil.
Além de enfermeira, Helena Castro construiu sua trajetória como professora mestre e doutora em Saúde Pública pela USP e também como gestora e vereadora de São Luís em dois mandatos.
A enfermeira atuou no início de sua carreira na Fundação Hospitalar e Maternidade de Brasília, prestou serviços por algum tempo na Santa Casa de Misericórdia e Hospital Juvêncio Matos, foi professora auxiliar do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e se tornou diretora da primeira Escola de Auxiliar de Enfermagem Regionalizada, projeto que tinha como foco melhorar a assistência de Enfermagem no interior do Maranhão.
Ela também foi Secretária de Saúde do Município por 11 anos, durante a administração de Jackson Lago na Prefeitura de São Luís. Entre tantos cargos assumidos por ela, destacam-se: secretária, vice-presidente e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seccional Maranhão; membro da 1ª Diretoria do Conselho Federal de Enfermagem e da Associação Brasileira de Sanitaristas; presidente do Conselho Maranhense de Secretarias Municipais de Saúde; membro do Movimento de Mulheres e do Movimento Negro do PDT; e ainda Secretária de Estado de Administração e Previdência Social no governo Jackson Lago.
Neste momento de luto, a Florence emana solidariedade aos familiares e amigos da grande enfermeira Helena Castro, personalidade de relevantes realizações para a saúde pública.