O Dia Internacional da Enfermagem e do(a) Enfermeiro(a) é lembrado nesta quarta-feira, 12 de maio. Os profissionais dessa área desempenham um papel fundamental nos serviços de saúde, estando presentes em todas as etapas do bem-estar populacional. Desde o centro cirúrgico, passando pela emergência, ambulatórios, postos de saúde, até a formação de mais profissionais, gestão de projetos e pesquisas clínicas, a figura do enfermeiro é essencial, principalmente durante o combate à pandemia da Covid-19.
A data para valorizar o papel desempenhado pelos enfermeiros e enfermeiras foi escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da Enfermagem Moderna. A Florence teve grande importância nos cuidados relacionados à higiene para o controle da transmissão de doenças e infecções, ensinamentos contidos na Teoria Ambientalista desenvolvida por ela no século XIX, que estão em evidência com a pandemia, sendo a lavagem das mãos um dos métodos mais efetivos para controlar a transmissão da doença.
Segundo dados de 2016 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), só no Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo de Enfermagem é responsável por 60% a 80% das ações na Atenção Básica e 90% dos processos de saúde em geral. E na Atenção Básica, eles são mais de 200 mil, compondo as equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, entre outras.
“Considerando os sistemas de saúde do mundo, a Enfermagem constitui a maior parte de seus recursos humanos, uma profissão de excelência, que se configura como protagonista do processo de cuidar, compondo todos os níveis de atenção à saúde. O ser enfermeiro perpassa pela qualidade do trabalho desenvolvido nos diferentes cenários e no cuidado às pessoas em todas as fases da vida. Numa perspectiva atual, os enfermeiros têm relevante destaque no enfrentamento da pandemia, por serem profissionais competentes em suas ações, corajosos e muito resolutivos. Nesse sentido, a ciência da Enfermagem vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade, estimulando as ações de valorização da profissão”, destacou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Florence.
Ela ainda acrescenta que a Faculdade Florence luta e encoraja as conquistas da profissão, prestando um trabalho de grande relevância à sociedade ao formar profissionais policompetentes e compromissados com a assistência à saúde efetiva e eficaz em todos os níveis de saúde.
Por isso, a Instituição parabeniza todos os profissionais da Enfermagem que atuam com dedicação e compromisso na nobre missão de cuidar e salvar vidas.
Em alusão à data, o curso de Enfermagem realizará o evento “O trabalho de Enfermagem frente aos desafios da sociedade atual” de 17 a 19 de maio. O evento será gratuito e on-line, com transmissão através do canal da Faculdade no YouTube, além disso terá certificação de 25 horas. Mais informações em breve!
O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.
O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!