Você já ouviu falar sobre a CPA? Essa sigla, que para muitos é cheia de significados e para outros é totalmente desconhecida, significa Comissão Própria de Avaliação. Ela é, basicamente, uma comissão instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. É por meio dos instrumentos de autoavaliação aplicados pela CPA que a comunidade acadêmica expressa as potencialidades, sugestões de melhorias e outras reivindicações, além de permitir total transparência na comunicação entre a Instituição e sua comunidade acadêmica.
A CPA utiliza como instrumento de autoavaliação questionários com perguntas abertas e fechadas, que são disponibilizados via portal do aluno e docentes. O processo envolve, também, observação direta e visitas em toda a Faculdade. Ela é um espaço de diálogo democrático e permanente que é capaz de transformar a realidade do seu curso, por meio de uma construção entre a Instituição e todo o seu corpo acadêmico.
A professora Ildoana Paz, presidente da CPA Florence, destacou os principais objetivos da Comissão. “Elevar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e do desempenho institucional, adequados ao seu porte, com vistas à excelência na prestação de serviços educacionais no sentido de verificar, fundamentalmente, o cumprimento da missão da Instituição”, explicou.
Missão e plano de desenvolvimento institucional;
Políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão;
Responsabilidade social da Instituição;
Infraestrutura;
Políticas de pessoal, carreira, aperfeiçoamento e condições de trabalho;
Comunicação com a sociedade;
Organização e gestão da Instituição;
Planejamento e avaliação Institucional;
Políticas de atendimento aos estudantes;
Sustentabilidade financeira.
Para atender a todos esses objetivos, a CPA promove um seminário de sensibilização para que toda a comunidade acadêmica compreenda a importância do processo de autoavaliação. Após esse processo, a CPA aplica o questionário, que tem como público-alvo discentes, docentes, técnico-administrativos e a comunidade externa.
“O processo de autoavaliação é vasto e envolve desde a elaboração do instrumento até a aplicação, coleta de dados, análises e publicação os dados coletados, por meio dos canais oficiais da Instituição. Ainda damos apoio às ações e campanhas de conservação e preservação do patrimônio institucional; elaboramos relatórios institucionais; entre outras atribuições”, elencou a professora Ildoana.
A CPA é o canal que estimula o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação que propicie o crescimento saudável da IES. Ela é um espaço de diálogo democrático e permanente que é capaz de transformar a realidade da Instituição, por meio de uma construção coletiva de toda a comunidade acadêmica.
Ficou interessado(a) em participar das ações da CPA? A data da aplicação dos próximos questionários será sempre divulgada por todos os meios de comunicação da Instituição. Fique atento(a)!
CPA: Avaliar para transformar!