Os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, a campanha Julho Verde promove durante este mês atividades de conscientização e informação para o combate a esse tipo de câncer. Além disso, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho.
Em apoio à campanha, a Faculdade e o Instituto Florence chamam a atenção de toda a comunidade acadêmica para a importância do diagnóstico precoce e para o combate à doença.
Aproximadamente 700 mil novos casos da doença são registrados anualmente. Ela pode atingir todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, tireoide e glândulas salivares.
O Brasil registra a cada ano cerca de 40 mil novos casos desses tumores malignos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os números correspondem a 4% de todos os tipos da doença, sendo o terceiro tipo mais incidente entre os homens brasileiros. No Brasil, o câncer de boca chega a ser o 3º tipo de tumor mais frequente em algumas regiões, ocorrendo 7 vezes mais em homens do que em mulheres.
O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta o risco em 10 vezes para câncer nessa região. A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) tem contribuído com o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral. Esta é uma tendência mundial, que também já é identificada no Brasil.
Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%. Dessa forma, é importante ficar atento aos sinais e sintomas que podem aparecer com o desenvolvimento da enfermidade, são eles:
Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca) e mucosa jugal (bochecha);
Nódulos (caroços) no pescoço;
Mudança na voz e rouquidão persistente;
Dificuldade na mastigação e na deglutição;
Dificuldade na fala;
Sensação de que há algo preso na garganta.
Mantenha a saúde bucal por meio de uma boa escovação, do uso de próteses bem ajustadas e indo ao dentista regularmente;
Use preservativo na prática do sexo oral;
Use proteção solar (protetor, boné, chapéu);
Tenha uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes.
Faça consultas regulares
Cuide-se! Sua saúde importa
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.
O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.
O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.
Ficou interessado? Inscreva-se agora!