Para combater a Covid-19, segmentos distintos de profissionais da saúde se uniram desde 2020 na corrida por uma vacina ou tratamento eficaz contra a doença, como é o caso dos médicos veterinários. E para explicar a importância desse profissional para conter a pandemia do novo coronavírus, convidamos a professora Adriana Anunciação, docente do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence.
De acordo com a professora Adriana Anunciação, a participação do médico veterinário na área de combate à Covid-19 é relevante por esse profissional atuar em serviços de saúde essenciais para a sociedade, sendo eles: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Promoção em Saúde, Estudos Epidemiológicos, barreiras sanitárias, bem como nas atividades das equipes multiprofissionais.
“Dessa forma, é importante a atuação do médico veterinário nos laboratórios, conduzindo o processamento de amostras biológicas mediante os diversos diagnósticos laboratoriais, incluindo os testes sorológicos, avaliação molecular, sequenciamento genético e outros apropriados para as demandas da Covid-19”, destacou a professora.
O conhecimento do médico veterinário em vigilância epidemiológica contribui em situações de surtos alimentares e outros agravos, transmissíveis ou não, no controle de zoonoses emergentes e reemergentes e nas campanhas de imunização.
Dentro das equipes de contenção da Covid-19, ele exerce atividades em laboratórios, na pesquisa, no diagnóstico, na produção de imunobiológicos e participa da produção de vacinas e medicamentos de uso humano e animal.
Vale destacar que, entre tantas pesquisas sobre a doença, duas pesquisas brasileiras inovadoras são conduzidas por médicos veterinários. Um desses estudos envolve a produção de um soro hiperimune por meio do plasma de cavalos, enquanto o outro foca na produção de um medicamento feito de nanocorpos derivados de lhamas.
O assessoramento técnico também é outra frente de atuação do médico veterinário, visto que essa demanda da Covid-19 necessita de um olhar voltado à saúde animal, humana e ambiental, configurando a interface da Saúde Única referenciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de 60% até o fim do curso.
Na Florence, o aluno já inicia o curso com aulas práticas desde os primeiros períodos, em laboratórios muito bem equipados. “Aqui o aluno encontra um curso de Medicina Veterinária completo, que o impulsiona para uma carreira com vasta área de atuação, como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras”, enfatizou o professor Ronielle Sousa, coordenador do curso.
Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2.