Nutrição e esporte são assuntos indissociáveis. Quem busca uma vida saudável sabe bem que a prática de exercícios físicos deve ser combinada com uma alimentação balanceada. É aí que entra em cena a nutrição esportiva.
A professora Lúcia Castro, do curso de Nutrição da Faculdade Florence, explica que a Nutrição Esportiva se refere à “área que aplica diferentes conhecimentos da Nutrição (fisiologia, bioquímica) na prática de exercícios físicos e esportes, tendo como objetivo melhorar o desempenho físico e desportivo dos praticantes”.
A Nutrição Esportiva é responsável por oferecer ao corpo todos os nutrientes necessários para suprir o organismo. Seja em relação à necessidade de energia física para o esporte, seja em relação aos nutrientes que o corpo precisa para equilibrar a saúde e alcançar objetivos. Ao optar por uma nutrição de qualidade, o organismo é o principal beneficiado. E se você quer alcançar um corpo sarado ou emagrecer, a Nutrição Esportiva é indispensável para atingir tal resultado.
Por oferecer os nutrientes adequados nas quantidades personalizadas para a sua rotina e qualidade de vida, a Nutrição Esportiva contribui para equilibrar sua saúde.
Cada modalidade esportiva e cada indivíduo exigem uma abordagem diferente. Por isso, cabe ao nutricionista fazer uma avaliação completa do paciente e desenvolver um plano alimentar personalizado. Nesse momento, leva-se em conta, inclusive, os diferentes momentos da rotina de treinamentos do atleta.
Professora Lúcia ainda conta que a Nutrição Esportiva não se restringe somente aos atletas de alta performance. “Todo indivíduo que pratique atividade física ou esportes de maneira regular, tendo em vista a adequação do consumo x gasto energético, para evitar o fornecimento insuficiente de nutrientes, pode se beneficiar da Nutrição Esportiva. Para tal, é importante recorrer a um nutricionista esportivo, visando receber a melhor orientação alimentar e garantir que a nutrição esportiva possa ajudar a atingir bons resultados”, explica.
Na prática, a diferença entre atletas profissionais e amadores está no fato de que um esportista de alta performance conta, via de regra, com um nutricionista integrado a uma equipe multidisciplinar. Diversos profissionais são necessários para cuidar da saúde e do rendimento do atleta.
Já o praticante amador de atividades físicas também tem muito a ganhar com a Nutrição Esportiva. Entre os aspectos considerados pelo nutricionista estão, por exemplo, a importância da hidratação e conhecimento dos nutrientes de que o corpo necessita para desempenhar melhor os exercícios em questão.
A professora Lúcia explica que o nutricionista atua no aconselhamento e acompanhamento (consultoria em Nutrição Esportiva) do indivíduo. “O nutricionista fornece orientações sobre a alimentação para o aumento do desempenho, manutenção da saúde, necessidade e uso ou não de vitaminas, minerais e suplementos”, explica.
Para o esportista, os benefícios são diversos. “A má alimentação, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade, pode comprometer o desempenho e o rendimento do praticante de atividade física ou do atleta, e, nesse último, compromete também seu desemprenho profissional”, finaliza a professora Lúcia.
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Os interessados em cursar Nutrição na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens diferenciadas.
O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido.
Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes. Também é possível focar na área da Nutrição Esportiva, que está em crescimento constante.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.2.