Dia do Fisioterapeuta: Florence parabeniza profissionais pelo seu dia

A atuação fisioterapêutica é primordial para a qualidade de vida da população
Fisioterapia | 13/10/2021

O Dia do Fisioterapeuta é comemorado nacionalmente nesta quarta-feira (13). Esse profissional possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial, também, na promoção de saúde, prevenção de lesões graves e melhoria na qualidade de vida. Reconhecendo a importância da profissão, a Florence rende todas as homenagens aos seus discentes e docentes do curso de Fisioterapia neste dia especial.

A atuação fisioterapêutica possui um papel primordial para a melhoria da qualidade de vida e maximiza o potencial de movimento dos pacientes através da prevenção de doenças, promoção de saúde e reabilitação física. Contribui também para diminuir as dores agudas e crônicas em todo o corpo, além de restaurar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções”, ressaltou a coordenadora do curso de Fisioterapia da Florence, Cinara Monteiro.

Ela pontua que a pandemia da Covid-19 trouxe grande visibilidade ao profissional de fisioterapia dentro da terapia intensiva até o atendimento após a doença. “Durante esse momento crítico de saúde no mundo, a mídia destacou com ênfase a atuação do fisioterapeuta no enfrentamento ao novo coronavírus, mas é importante salientar que o profissional tem também uma contribuição imprescindível em diversas áreas, tendo grande relevância social para a população”, pontuou.

O papel do Florence na formação de profissionais da Fisioterapia

A docente destaca que o curso de Fisioterapia da Florence prima pela formação de profissionais capacitados e humanizados, com caráter reflexivo para atuação efetiva dentro de equipes multiprofissionais e interdisciplinares.

Os novos fisioterapeutas, egressos da IES, são preparados para atuarem no mercado de trabalho em qualquer instituição de saúde, respeitando os princípios éticos e culturais do indivíduo e da coletividade. O projeto pedagógico está direcionado para a formação de profissionais com habilidades de atuação nas atividades regulamentadas pelos conselhos regionais e federais da Fisioterapia, além disso, proporciona competências empreendedoras, administrativas e educacionais para que o egresso tenha ótimas oportunidades de sucesso em sua carreira”, finalizou.

Sobre a data

Em janeiro de 2015, a Lei Nº 13.084 foi sancionada e instituiu oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, mas a regulamentação desses profissionais no Brasil se deu por meio do Decreto de Lei Nº 938, de 13 de outubro de 1969. Além dessas datas, também foi decretada a Lei Nº 6.316, no ano de 1975, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.

Estude Fisioterapia na Florence!

Se sempre foi seu sonho se formar na área da Fisioterapia, não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta.

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora mesmo aqui.