Os discentes do 6º período do curso de Enfermagem da Faculdade Florence participaram de um treinamento no Núcleo de Educação e Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Luís (SAMU), no último dia 5 de novembro. O treinamento foi referente ao atendimento ao público em situações de urgência e emergência, como em casos de pessoas com mal súbito ou traumas.
A atividade foi organizada pela professora Rosana Martins Coutinho, através da disciplina de Urgência e Emergência, e oportunizou que os estudantes aprendessem na prática como atuar em cada situação de danos à saúde para a estabilidade do paciente. O treino aconteceu na própria base administrativa regional do SAMU, no bairro Filipinho.
O coordenador do NEU do SAMU em São Luís, Gilzep Campos, falou sobre a importância do preparo desses profissionais. “Esse treinamento é importante para que os futuros profissionais que a Florence está formando reconheçam a parada cardiorespiratória e a parada respiratória, com o fim de realizar o primeiro atendimento à vítima antes da chegada do recurso especializado no local do acidente, por isso ensinamos algumas técnicas de socorro, como as compressões torácicas e a ventilação”, pontuou.
“O que os alunos aprenderam na atividade prática não somente os ensinou sobre a atuação como socorrista, mas também pode ajudar da prática hospitalar de cada um, pois alguns discentes já trabalham em UTI e outros podem escolher atuar na área ou em Urgência e Emergência, setores que precisam desse conhecimento que adquiriram. Na disciplina, eles veem casos de parada cardiorespiratória, engasgo, parada respiratória, queimaduras, entre outras situações nas quais o paciente tem risco de morte, por isso eles tiveram acesso aos ciclos de práticas, com uma equipe extremamente capacitada do SAMU, para melhor prepará-los”, ressaltou a professora Rosana Martins Coutinho.
Richardson Costa Martins, aluno do 6º período de Enfermagem da Florence, achou o curso muito proveitoso. “Ele serviu para melhorar nossos conhecimentos, pois já temos o aprendizado técnico na sala de aula e aqui colocamos em prática”, comentou o discente, que destacou ter gostado bastante das massagens cardíacas que pôde aprimorar durante a atividade.
“Particularmente, para mim, a prática de procedimentos de saúde é muito melhor que a teoria, pois eu sempre aprendo mais, então o treinamento foi ótimo”, comentou Vitória Stefany, estudante do 6º período de Enfermagem da IES.
Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de 50% de desconto, além de outras vantagens diferenciadas.
O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.
O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.
Ficou interessado? Inscreva-se agora!