Profa. Rita Ivana é destaque no programa “Tarde Nacional”, da Rádio EBC

A Presidente do Conselho Diretivo discorreu sobre o tema "Mulher no mercado de trabalho”
Institucional | 16/03/2022

A Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade Florence, profa. Rita Ivana Barbosa Gomes, foi destaque no programa “Tarde Nacional”, da Rádio EBC de Brasília. Na entrevista, foi dado destaque à mulher no mercado de trabalho: avanços e desafios, em alusão ao dia 8 de março, quando foi celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Atualmente, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2019, 65% da mão de obra geral do mercado ainda é masculina, em comparação com 45% feminina. Ainda segundo a mesma pesquisa, as trabalhadoras brasileiras podem receber até 20% a menos que os homens, mesmo quando têm ensino superior e exercem a mesma função.

A professora Rita Ivana destacou, de forma exclusiva para o programa Tarde Nacional, os desafios encontrados pelas mulheres no mercado de trabalho. “A presença da mulher no mercado de trabalho está cada vez mais forte e a tendência é só aumentar. Esse é um movimento histórico. A mulher lutou muito para ter as oportunidades que ela precisava. Competência, saber fazer, inovação, tudo isso a mulher tinha, mas, infelizmente, com o machismo e o patriarcado, a mulher não poderia colocar seu potencial e sua força para mover a sociedade, porém, graças a Deus, apesar de não ser ainda como gostaríamos, podemos ver uma evolução”, comentou.

A profa. Rita Ivana também ressaltou como a Faculdade Florence tem valorizado as mulheres. “Na nossa instituição, a reitora é uma mulher. Na Florence, 80% do quadro de gestão é constituído por mulheres que têm feito diferença na educação. Em nosso ensino superior discutimos muito sobre a mulher como líder, seu empoderamento”, afirmou.

Os apresentadores Márcia Dias e Adalto Gouveia ainda comentaram a história de vida de Dona Teresinha, cofundadora da Instituição. Profa. Rita,emocionada, abordou a importância dela como exemplo de mulher que superou desafios no mercado de trabalho. “Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes é uma mulher que veio do Sertão, passou em um concurso, trouxe seus filhos para a cidade e, depois de muitas lutas, montou uma escola técnica que hoje virou a Faculdade Florence. Ela nos orgulha imensamente”, arrematou.

Você pode conferir a entrevista completa clicando aqui.