Os professores Petrus Levid e Silvan Correa, do curso de Odontologia da Faculdade Florence, estão na equipe de Cirurgiões Bucomaxilofaciais coordenada pelo professor Gerson Hayashi e responsável por ministrar o pré-curso e curso de Cadáver Lab em Cirurgia da ATM, que serão realizados pelo Instituto Brasileiro de Reabilitação da Face (IBRF) e o Instituto de Treinamento em Cadáver (ITC-RJ) entre os dias 21 e 26 de março de 2022. O treinamento ocorrerá nos laboratórios do ITC, no Rio de janeiro, e os docentes da Florence serão os únicos profissionais do estado do Maranhão a compor essa equipe de capacitação.
De acordo com o professor Petrus Levid , o IBRF é pioneiro no país em realização de cursos com cadáveres. “O IBRF-RJ, Instituto Brasileiro de Reabilitação da Face, é coordenado pelo Prof. Dr. Gerson Hayashi e pioneiro no Brasil em cursos e treinamentos laboratoriais com simuladores reais Cadáver LAB de cirurgias articulares da articulação temporomandibular (ATM). Anualmente, o IBRF-RJ realiza treinamento para cirurgiões de toda a América Latina em Cadáver LAB de artroplastia da ATM, Discopexia e reposição protética da ATM. Esse ano eu fui convidado para compor a equipe de professores do IBRF-RJ juntamente com o Prof. Silvan e Prof. Gerson para auxiliar o treinamento”, explicou.
Conforme o docente, o convite para ser um dos professores responsáveis pelo treinamento foi recebido com muita honra. “Eu recebo o convite com muita alegria e respeito. Auxiliar o treinamento de cirurgiões experientes aumenta a nossa responsabilidade, é grande o prazer em dividir conhecimentos e compartilhar experiências”, disse, destacando as perspectivas para o treinamento. “As perspectivas para o curso são as melhores. Esperamos poder mostrar o bom nível da cirurgia articular maranhense e os procedimentos reabilitadores desenvolvidos e compartilhados diariamente com os alunos da Faculdade Florence”, acrescentou.
Conforme o professor Silvan Correa, a formação na área de ATM, dentro do espectro da cirurgia bucomaxilofacial, é extremamente seleta. “Poucos profissionais estão habilitados a fazer esses tratamentos, por se tratar de uma área restrita. Desta forma, o curso é voltado a quem milita na área há mais de cinco anos. Esse é um curso que traz uma temática extremamente relevante e traz a possibilidade de se trabalhar com cadáveres frescos no Brasil , dando condições de melhoria e acúmulo de aprendizados. Tudo isso coordenado pelo professor Gerson Hayashi, que é um dos maiores cirurgiões das américas”, destacou.
O curso chega à sua 3ª edição com a presença em todas as edições do professor Silvan. Desta vez, conforme o docente, estar ao lado do amigo Petrus, também docente da Florence, agrega ainda mais valor a esta experiência, que contará com profissionais cirurgiões Bucomaxilo de toda a América Latina. “Tivemos a oportunidade de convidar também o professor Petrus para compor nossa equipe de tutores e orientadores. Isso é algo ímpar em nível de América do Sul. Esse é o 3º curso que a gente participa trabalhando para a formação de vários profissionais que já militam na especialidade”, pontuou.
Conforme o coordenador do curso de Odontologia da Florence, professor Rafael Nunes, a presença de docentes da instituição denota a qualidade e a competência dos profissionais presentes no curso ofertado pela Florence. “Esse é um convite extremamente importante, pois mostra a qualidade técnica dos nossos professores, haja vista ser este um curso que só acontece em duas entidades do país e é voltado a todos os Cirurgiões-Dentistas especialistas em Cirurgia Bucomaxilofacial da América Latina. Os professores Petrus e Silvan são os únicos do Maranhão a serem convidados, o que demonstra a qualidade dos professores que estamos disponibilizando na IES, qualidade esta mais que comprovada”, arrematou.