Com o intuito de conscientizar a população sobre a leucemia e a anemia, doenças ligadas diretamente ao sangue e que podem surgir em qualquer idade, foi instituída a campanha Junho Laranja. Todos podem contribuir para combater ambas as doenças pela doação de sangue e de medula óssea.
A anemia é uma redução na quantidade de hemoglobina, uma proteína presente nas células vermelhas capaz de carregar o oxigênio pelo organismo, no sangue circulante. A leucemia, por sua vez, é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, liberando células doentes na corrente sanguínea.
Conforme a professora do curso de Enfermagem da Florence, Luciane Sousa, existem inúmeras causas para o desenvolvimento da anemia. “As anemias são doenças hematológicas que precisam de tratamento e acompanhamento para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Esses pacientes, por vezes, precisam ser hemotransfundidos, ou seja, precisam receber sangue, o que leva à necessidade de doadores. Assim, a doação de sangue é essencial para a manutenção da vida de muitas pessoas”, afirma a docente.
A anemia, caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, pode ser diagnosticada com a realização de um hemograma. O principal sintoma dessa doença é o cansaço e a identificação precoce da causa é fundamental para o melhor tratamento.
A leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos e, geralmente, tem sua origem desconhecida. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Os sintomas da doença incluem: fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a leucemia deve atingir mais de 10 mil pessoas no Brasil neste ano, sendo 5.920 ocorrências em homens e 4.890 em mulheres.
Para doar sangue, procure uma unidade de coleta, como o Hemomar, e verifique se você atende aos requisitos necessários para a doação.
*Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade.