Prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço

Prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço

Campanha Julho Verde conscientiza e informa a população sobre os tumores de cabeça e pescoço
Odontologia | 13/07/2022
Compartilhe :

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. É por isso que, durante todo o mês de julho, várias organizações buscam, por meio da campanha nacional Julho Verde, alertar e informar a população para a prevenção dos tumores de cabeça e pescoço. Em apoio à campanha, a Faculdade Florence chama a atenção de toda a comunidade para a importância do diagnóstico precoce e para o combate à doença.

Os tumores de cabeça e pescoço atingem boca, língua, palato duro (céu da boca), gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical e tireóide, tendo como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool, as infecções por papilomavírus humano (HPV), bem como a exposição prolongada ao sol.

Confira os principais fatores de risco da doença:

Fumar (charuto, cachimbo, cigarro ou narguilé);

Exposição prolongada ao sol;

Cometer abuso vocal;

Infecções por papilomavírus humano (HPV);

Ingerir bebidas alcoólicas e destilados diariamente.

O diagnóstico precoce das lesões iniciais é fundamental para garantir a cura do câncer da cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é a detecção tardia da doença, que ocorre em 60% dos casos, podendo deixar sequelas no paciente. Dessa forma, é importante ter atenção aos sinais e sintomas que podem aparecer com o desenvolvimento da doença.

Conheça os principais sintomas da doença:

Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;

Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca) e mucosa jugal (bochecha);

Nódulos (caroços) no pescoço;

Mudança na voz e rouquidão persistente;

Dificuldade na mastigação e na deglutição;

Dificuldade na fala;

Sensação de que há algo preso na garganta.

Cirurgiões-dentistas na prevenção e no diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Cirurgiões-dentistas são profissionais que atuam em intervalos temporais na assistência coletiva e individual, tornando essa rotina e esse contato com os pacientes uma ferramenta-chave na percepção de alterações que possam significar neoplasias na cabeça e pescoço. Esses profissionais auxiliam no diagnóstico de forma clínica e precoce e promovem a prevenção ao orientar o autoexame para os pacientes.

Na clínica-escola de Odontologia da Florence, durante o primeiro exame de cada paciente, ocorre o detalhamento de suas características físicas e uma busca no seu histórico familiar e médico. Assim, ao longo dos atendimentos, é possível diagnosticar quaisquer alterações dos padrões de normalidade de forma precoce. Para mais informações sobre o agendamento de exames no local, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (98) 3878-2130.

Como se prevenir:

Mantenha a saúde bucal por meio de uma boa escovação, do uso de próteses bem ajustadas e indo ao dentista regularmente;

Use preservativo na prática do sexo oral;

Use proteção solar (protetor, boné, chapéu);

Tenha uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes.

Dados

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de cabeça e pescoço é responsável por cerca de dez mil mortes por ano no Brasil, além de somar aproximadamente 43 mil novos casos anuais.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de 70%.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 9º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2022.2. Inscreva-se agora mesmo!

Notícias Relacionadas