O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado no dia 27 de julho, e se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. A data é um marco da luta dos trabalhadores por ambientes de trabalho mais seguros e que tenham qualidade de vida.
Acidente de Trabalho é o que ocorre com o segurado empregado, trabalhador avulso ou segurado especial no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.
Nos últimos dez anos (2012-2021), 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no Brasil. Apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020, segundo dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
Sobre a atuação do Fisioterapeuta
O professor de Fisioterapia da Faculdade Florence, Manoel Gomes de Araújo Neto, falou sobre o papel do fisioterapeuta no tratamento de uma pessoa que sofreu acidente de trabalho. “Temos um papel fundamental na perícia e na análise do desempenho funcional do trabalhador no retorno de um acidente zelando pela correta conduta tanto do trabalhador quanto do local de trabalho, uma vez que se tem que analisar como o trabalhador irá retornar (com sequelas físicas ou psicológicas ou não) e adaptar o mesmo a sua realidade”, contou.
O docente também explicou quais os maiores desafios que o Fisioterapeuta encontra nesses casos. “Analisar junto do trabalhador o que levou de fato ao acidente (negligências ou não de ambas as partes). Verificar através de uma avaliação detalhada os impactos causados na saúde do trabalhador. E acima de tudo convencer ao trabalhador que o tratamento tem que ser cumprido de forma integral e com seriedade. Do ponto de vista técnico um desafio também é a ausência do profissional fisioterapeuta dentro da empresa, uma vez que poderíamos ter uma minimização destes problemas”, finalizou.
Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.
Estude na Florence
Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.
Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49 e bolsas de até 70% de desconto, além de outras vantagens, como as bolsas de mérito acadêmico oferecidas pela instituição.