Florence comemora dia Internacional da Pessoa Idosa

Florence comemora dia Internacional da Pessoa Idosa

Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003
Direito | 01/10/2022
Compartilhe :

Hoje celebra-se o dia Internacional das Pessoas ldosas. A data faz uma reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.”

O professor do curso de Direito da Faculdade Florence, Salomão Saraiva, falou que no ordenamento jurídico brasileiro traz previsão de normativo jurídico próprio a contemplar direitos e proteção à pessoa idosa, qual seja a Lei n. 10.741/2003, nominado juridicamente de Estatuto da Pessoa Idosa, com o advento da Lei n. 14.423/2022. “O Estatuto da Pessoa Idosa reconhece no critério idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ser considerada juridicamente como pessoa idosa, razão em que, pelo princípio da especialidade, passa a ser regido a pessoa humana com tais idades, em certos aspectos de sua vida, pelo Estatuto da Pessoa Idosa; curiosamente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ser humano designado como pessoa idosa seria os com idade igual ou superior a 60 anos, se em países em desenvolvimento (como o Brasil) e com idade igual ou superior a 65 anos, se em países desenvolvidos (como a Holanda)”, disse.

O docente explicou ainda que é imporantante destacar que, conforme art. 8º da Lei n. 10.741/2003, aponta que: “O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, razão pela qual, há uma forte tutela do Estado em assegurar direitos e proteção à pessoa idosa, posto que, o Estatuto garante à pessoa idosa direitos fundamentais em que emerge da própria dignidade da pessoa humana, este um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme art. 1º, inc. III, da Constituição. O Estatuto da Pessoa Idosa aponta uma série de direitos em prol das pessoas idosas, tais como o direito à vida, à liberdade, ao respeito, à dignidade humana, aos alimentos, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer dentre muitos outros direitos individuais e sociais”, finalizou.
Principais objetivos:

– chamar a atenção para a existência de desigualdades, geralmente como resultado de uma acumulação de desvantagens ao longo da vida;
– aproveitar as experiências e o aprendizado ao longo da vida dos cidadãos da chamada terceira idade criando políticas proativas e adaptativas de trabalho, promovendo proteção social e dando acesso à cobertura universal de saúde;
– refletir sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice.

Mensagem

A mensagem deste dia é passar mais carinho, cuidado, respeito e atenção a essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento, ou com 65 anos ou mais em países desenvolvidos.

Estude na Florence

Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.
Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com bolsa de 70% nos cursos, além de outras vantagens diferenciadas.
Inscreva-se agora!

Notícias Relacionadas