Sendo uma das campanhas das cores mais conhecidas, o Outubro Rosa chama a atenção para o combate ao câncer de mama e de colo do útero. Em apoio a esse movimento global, celebrado anualmente desde os anos 90, a Faculdade Florence busca informar e promover a conscientização da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.
Enfermagem na prevenção e diagnóstico precoce das doenças
Segundo a profa. Tatiana Siqueira, docente do curso de Enfermagem da Florence, o câncer de mama e de colo do útero são abordados na graduação de forma a atualizar os conhecimentos dos estudantes nos princípios éticos e científicos dessas patologias, para aplicação do desempenho e condução dos casos com uma atenção integral à saúde da mulher em seu contexto social, econômico e cultural.
Além disso, o curso realiza, durante todo o ano, ações com o intuito de incentivar a prevenção e auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Câncer de mama
O câncer de mama é ocasionado pelo desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente, formando um tumor maligno. A doença pode ser assintomática ou apresentar sintomas.
Sinais e sintomas do câncer de mama:
Nódulo súbito;
Nódulo axilar;
Alterações na pele do mamilo (secreção, prurido, vermelhidão);
Saída de secreção espontânea unilateral;
Inflamação mamária (aspecto de casca de laranja).
Para que possa observar qualquer alteração nas mamas, é fundamental que a mulher busque conhecer bem o seu corpo e, ao perceber alguma anormalidade, procure um médico para que seja investigado o risco de se tratar de câncer. Quando diagnosticado em fases iniciais, pode ser tratado com mais chances de cura, impedindo que o tumor se espalhe para outros órgãos.
Hábitos que previnem o câncer de mama
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como:
Controle do tabagismo e etilismo;
Controle do ganho de peso;
Amamentação prolongada;
Evitar o uso prolongado de anticoncepcional;
Evitar sedentarismo;
Realizar atividade física regular;
Alimentação saudável.
Além dessas atitudes e como forma de prevenção, indica-se que toda mulher dos 50 aos 69 anos faça o exame de mamografia a cada dois anos, mesmo sem apresentar sintomas.
“O câncer de mama é uma condição desafiadora e é consenso entre os especialistas que a mamografia associada a exames clínicos das mamas é a melhor estratégia de prevenção da doença. Lembrando que o exame deve ser realizado anualmente”, afirma a profa. Tatiana Siqueira.
Câncer de colo do útero
O câncer de colo do útero é uma doença causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) muito frequentes e que não causa doença na maioria das vezes. No entanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são quase sempre curáveis. Por isso, é importante a realização periódica do exame.
A infecção genital tem desenvolvimento lento e pode ser assintomática em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Confira fatores de risco para o câncer de colo de útero:
Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros;
Tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados);
Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
Câncer de mama em animais
De acordo com o prof. Gabriel, docente do curso de Medicina Veterinária da Florence, os animais também podem ser acometidos pelo câncer de mama. Para a identificação dessa patologia, os tutores devem ficar atentos aos sinais, como:
Aumento de volume nodular nas mamas – caroços em sua grande maioria firmes – que podem ulcerar e formar feridas que não cicatrizam. Esse sintoma pode ser observado em uma ou mais glândulas mamárias do animal;
Dor na palpação das mamas;
Secreção.
“O próprio tutor deve realizar a palpação de todas as mamas e, ao sentir os nódulos, deve imediatamente levar o animal ao veterinário. Para diagnóstico, poderão ser realizados exames citológicos e histopatológicos (biópsias). É importante salientar que os pacientes devem passar por outros exames para estadiamento da doença e para diagnosticar presença de metástase”, observa o prof. Gabriel.
Estude na Florence
Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.
Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com bolsa de 70% nos cursos, além de outras vantagens diferenciadas.