Dia 4 de fevereiro é marcado pela campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que tornou a data conhecida como Dia Mundial de Combate ao Câncer.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil deverá registrar 704 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2023-2025. Sendo o câncer de mama mais comum entre mulheres e o de próstata entre homens.
As regiões sul e sudeste concentram cerca de 70% da incidência de câncer. Ainda de acordo com o INCA, os tipos de câncer mais frequentes na população serão de mama (73.610 casos), próstata (71.730 casos), cólon e reto (45.630 casos), pulmão (32.560 casos) e estômago (21.480 casos).
Como em outras doenças, o tratamento precoce é de extrema importância! No caso do câncer há duas fases: a primária, para evitar que a doença se desenvolva; e a secundária, que é quando se detecta e trata doenças pré-malignas (como o HPV) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Além do cuidado precoce, outras dicas para prevenir o câncer são: evite fumar, tenha uma alimentação mais saudável, pratique atividades físicas, tenha um peso corporal adequado, evite exposição ao sol das 10h às 16h, evite alimentos como carne processada e ingestão de bebidas alcoólicas, evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho (químicos, físicos e biológicos), dentre outros.