Faculdade Florence Sedia IX Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem

Enfermagem | 28/05/2024

Nos dias 22 e 23 de maio de 2024, a Faculdade Florence em São Luís, MA, foi o palco da IX Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem. O evento, essencial tanto para acadêmicos quanto para profissionais da enfermagem, trouxe como tema central “Cuidado ao Paciente Crítico: As Múltiplas Atuações do Enfermeiro”. Com uma abordagem inovadora e relevante para os tempos atuais, a jornada proporcionou uma visão abrangente e aprofundada sobre a atuação do enfermeiro no cuidado intensivo.

Realizada na Faculdade Florence, a jornada contou com atividades nos turnos matutino, vespertino e noturno, oferecendo uma programação diversificada e intensa que atendeu a todos os participantes. O objetivo principal foi promover a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais renomados, enriquecendo o conhecimento e a prática da enfermagem.

Durante os dois dias de evento, foram abordados temas cruciais para a prática no cuidado ao paciente crítico. Entre os tópicos discutidos estavam a vigilância constante, avaliação das funções vitais, manejo de equipamentos e condução de procedimentos de monitorização. Esses assuntos são fundamentais para preparar os profissionais para os desafios diários enfrentados na área da saúde, especialmente em situações críticas.

A programação incluiu palestras, workshops, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalhos científicos. Profissionais renomados compartilharam suas experiências e conhecimentos, oferecendo ensinamentos valiosos sobre a prática clínica e as últimas pesquisas na área de cuidados críticos. As palestras abordaram desde a importância da humanização no atendimento até as novas tecnologias utilizadas no cuidado intensivo.

Além das palestras e mesas-redondas, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento científico. A submissão de trabalhos foi aberta até o dia 14 de maio, e os resumos aprovados foram publicados nos anais do evento. Os melhores trabalhos foram premiados, incentivando a pesquisa e a inovação na área de enfermagem. A premiação incluiu categorias como “Melhor Trabalho de Pesquisa”, “Inovação em Enfermagem” e “Impacto no Cuidado ao Paciente Crítico”.

O evento também contou com uma feira de exposição, onde empresas e instituições apresentaram produtos e serviços voltados para a área de enfermagem. Essa foi uma excelente oportunidade para os participantes conhecerem as novidades do mercado, desde equipamentos de última geração até literatura especializada.

O evento, que ofereceu certificação de 20 horas, agregou valor significativo ao currículo dos participantes, proporcionando uma excelente oportunidade para atualização profissional, networking e desenvolvimento de novas habilidades. Durante os intervalos, os participantes puderam interagir e trocar experiências, fortalecendo laços profissionais e criando novas oportunidades de colaboração.

A IX Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem da Faculdade Florence se destacou como um marco para a evolução da enfermagem no cuidado ao paciente crítico, reafirmando o compromisso da instituição com a excelência na formação e capacitação de seus estudantes e profissionais.