III MOSTRA CIENTÍFICA BIOFARMA FLORENCE: Evento Marca Conquista na Disseminação Científica Multidisciplinar

Biomedicina | 29/05/2024

Nos dias 27 e 28 de maio de 2024, a Faculdade Florence foi o palco da III Mostra Científica Biofarma Florence, um evento grandioso que reafirmou o compromisso dos cursos de Biomedicina e Farmácia com a disseminação de informação científica. O evento reuniu estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da saúde em um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências, consolidando-se como uma referência no meio acadêmico.

Objetivos e Organização

Idealizada pelos cursos de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Florence, a mostra teve como objetivo principal promover a disseminação de informação científica através de uma abordagem multidisciplinar. A programação incluiu palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos e outras formas de comunicação científica. Destinado a discentes do Instituto Florence de Ensino Superior (IFES) e de outras instituições públicas e particulares, o evento foi um sucesso de participação e qualidade.

Palestrantes e Professores

A mostra contou com a participação de palestrantes e professores de renome, cujas apresentações foram fundamentais para o sucesso do evento. Sem citar nomes específicos, é importante destacar que os temas abordados foram variados e de grande relevância, incluindo inovações em diagnósticos biomédicos, terapias avançadas em farmacologia, novos horizontes na pesquisa de doenças tropicais e políticas de saúde e acesso a tratamentos. Cada palestra trouxe valiosas e atualizações importantes para os participantes, refletindo a excelência e o comprometimento dos profissionais envolvidos.

Os professores da Faculdade Florence desempenharam um papel crucial na organização e condução do evento, oferecendo orientação e suporte aos estudantes na preparação de seus trabalhos e na execução das apresentações. O envolvimento ativo dos docentes foi um dos fatores determinantes para o elevado padrão das pesquisas apresentadas e para o sucesso geral da mostra.

Participação e Contribuição Acadêmica

O evento contou com a participação massiva de estudantes de diversas áreas das ciências da saúde, que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos acadêmicos e interagir com profissionais experientes. A submissão de trabalhos científicos esteve aberta até o dia 19 de maio de 2024, e todos os resumos aprovados foram publicados nos anais do evento, garantindo visibilidade e reconhecimento aos participantes.

Premiação e Reconhecimento

A mostra culminou com a premiação dos melhores trabalhos apresentados, divididos nas modalidades de Banner e Comunicação Oral. A seguir, os vencedores de cada categoria:

Premiação Modalidade Banner:

1° Lugar:

Título: Microcápsulas Comestíveis do Óleo Essencial de Cinnamomum verum Produzem Efeito Anti-inflamatório e Antioxidante

Autores: Brenda Fernanda Rocha Costa, Gustavo Oliveira Everton, Mônica Araujo das Neves

2° Lugar:

Título: Desenvolvimento Cognitivo na Síndrome de Down: Impacto no Desenvolvimento Linguístico e Cognitivo

Autores: Antônio Fernando Santos dos Santos, Andrea Martins Mendes, Karla Cristine Vieira de Sousa, José Joaquim Lopes Neto, Aline de Oliveira Rezende

3° Lugar:

Título: Políticas Públicas e a Dificuldade de Acesso das Mulheres na Saúde: Relato de Experiência

Autores: Dayohana Girdayane Nunes de Araújo, Larissa Oliveira da Silva, Lara Rayane Aguiar Mendonça, Thályta Rayssa Vieira Furtado, Caroline Martins

Premiação Modalidade Comunicação Oral:

1° Lugar:

Título: Avaliação Parasitológica de Alfaces (Lactuca sativa) Comercializadas em Feiras e Supermercados de São Luís, Maranhão

Autores: Franciane Silva Feitosa, Rísia de Holanda Oliveira, José Antônio Costa Leite, Nilviane Pires Silva, Douglas Henrique dos Santos Silva

2° Lugar:

Título: A Aplicação da Radiologia Forense na Medicina Legal: Sua Importância e Seus Desafios

Autores: Moisaniel de Jesus Silva Costa Filho, Franciane Silva Feitosa, Rísia de Holanda Oliveira, Amanda Assad Vieira Martins, Diana Karla Lourenço Bastos

3° Lugar:

Título: A Importância do Voluntariado na Formação Profissional Farmacêutico: Perspectiva do Estudante Universitário

Autores: Paula Mel Magalhães Sandes, Mônica Araújo das Neves

Educação de Impacto

A III Mostra Científica Biofarma Florence não apenas destacou a excelência acadêmica dos participantes, mas também criou um ambiente colaborativo e inspirador. Os professores e palestrantes contribuíram significativamente para o sucesso do evento, compartilhando seus conhecimentos e incentivando a próxima geração de cientistas e profissionais de saúde.

Os estudantes, por sua vez, demonstraram comprometimento e criatividade em suas pesquisas, evidenciando o alto nível de formação proporcionado pela Faculdade Florence. O evento reforçou a importância da ciência multidisciplinar e da colaboração acadêmica para o avanço das ciências da saúde.

A realização do evento com certificação de 20 horas e a premiação dos melhores trabalhos reforçam o compromisso da Faculdade Florence com a qualidade e a excelência acadêmica. A expectativa é que, nos próximos anos, a mostra continue a crescer e a se consolidar como um marco na disseminação de conhecimento científico na região.