Curso de Direito do Instituto Florence realiza 1ª Júri Simulado

Graduação | 29/03/2014

O Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior, realizou na última quinta-feira (27), o 1º Júri Simulado da disciplina de Prática Jurídica. Os alunos puderam representar um júri, com todos os elementos, tais como advogados de defesa, advogados de acusação, testemunhas, jurados e juiz. Os temas escolhidos para estudo foram a disputa judicial pela tutela do filho da cantora Cássia Eller, falecida em 2001, pelos pais da cantora e sua companheira Maria Eugênia, e o caso fictício de separação com guarda de filhos.

Para a Coordenadora do Curso de Direito, Ana Maria Marques, a disciplina “Prática Jurídica Simulada”, tem como objetivo simular situações vivenciadas nos tribunais. “Na disciplina, os alunos têm acesso a produção de peças processuais à partir de situações hipotéticas, como petições iniciais, contestações, entre outras. Também exercitam a argumentação oral nas audiências simuladas, utilizando a metodologia do estudo de caso, desenvolvidas em todas as demais disciplinas”, destacou. Na atividade os alunos foram avaliados nos quesitos de desenvoltura, argumentação, fundamentação jurídica e coesão com os casos estudados.

Tatiana Nogueira, aluna participante do júri simulado, revelou que é de grande importância a realização dos treinamentos em sala de aula. “Todo aluno que cursa Direito, deseja pôr em prática os ensinamentos aprendidos, advogando. A academia está nos proporcionando esta vivência, testando nossa argumentação, pesquisa e oratória”.