PROTAGONISMO DA ENFERMAGEM É DEBATIDO EM JORNADA CIENTÍFICA

Graduação | 02/06/2014

A Coordenação do Curso de Enfermagem do Instituto Florence de Ensino Superior, realizou nos dias 15, 16 e 17 a I Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem, no auditório do campus Centro. Seguindo o tema proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), “Protagonismo da Enfermagem na Gestão do Cuidado, no Ensino e na Pesquisa”, o evento discutiu, através de suas palestras e mesas redondas, o protagonismo da enfermagem no processo de cuidar.

A jornada foi aberta com homenagens aos enfermeiros, onde os alunos do sétimo período Luís Carlos Almeida e Nayara Azevedo cantaram e recitaram poemas. Em seguida, a conferência de abertura foi lecionada pela Enfermeira Dra. Rosilda Silva Dias, que falou sobre o gerenciamento do cuidado.

A mesa redonda “Protagonismo da Enfermagem na Gestão dos Serviços de Saúde” foi iniciada pela secretária adjunta de saúde de São Luís, Enfermeira Silvia Viana, que falou sobre a implantação da gestão matricial de resultados, governança e as diretrizes que devem orientar as estratégias e ações na gestão pública. Para falar da gestão privada, foi convidada a Enfermeira Rebecca Gutterres, que repassou aos alunos como funciona seu trabalho à frente da coordenação da Steriliza.
Já na segunda mesa redonda “Protagonismo do Cuidado em Enfermagem no Ensino e na Pesquisa” a Pedagoga Alexsandra Gomes falou sobre o significado do protagonismo e educação. “A ciência da enfermagem deseja proporcionar um corpo de conhecimentos abstratos, resultante de pesquisas científicas e análises lógicas, e deseja ser capaz de transferir esses conhecimentos para a prática. O uso criativo e imaginativo do conhecimento para a melhoria do homem encontra expressão na arte da enfermagem”, revelou a pedagoga. Em seguida, a Enfermeira Dra. Cláudia Frias, debateu sobre o cuidado integral e humanizado do saber-saber (conhecimentos), do saber-fazer (habilidades) e do saber-ser (competências a serem desenvolvidas em prol dos que estão sob a responsabilidade do enfermeiro).

Finalizando a mesa, a chefe do departamento de enfermagem da UFMA, Enfermeira Dra. Arlene Mendes Caldas, falou sobre as pesquisas em enfermagem. Segundo Arlene, o Brasil tem vivenciado um crescimento significativo de grupos de pesquisa, com incremento nas investigações de enfermagem e, consequentemente, um aumento da divulgação em periódicos científicos, bem como a qualificação dos pesquisadores e dos periódicos da área. “Essa melhora tem sido traduzida na elevação dos índices bibliométricos, cabendo destacar que esse movimento acompanha o incremento da pós-graduação em enfermagem no país. No entanto, uma questão deve ser feita: qual tem sido o impacto dessa produção na qualidade da atenção prestada aos usuários da saúde?”, questionou a Enfermeira.

A Coordenadora do Curso de Enfermagem do Instituto Florence, Ana Larissa Nogueira, encerrou a jornada falando aos 120 alunos participantes: “Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão”, finalizou a Coordenadora.

Além das mesas redondas, a Jornada de Enfermagem contou com premiações aos melhores Trabalhos da Mostra Científica, que foram “Importância da produção de Material Educativo para o Câncer de Mama e do Colo de Útero: um relato de experiência”, apresentado pela aluna Renata dos Santos de Sousa, em primeiro lugar; o trabalho “Música e Enfermagem: revisão sistêmica da Literatura”, do aluno Luís Carlos dos Santos Almeida, em 2º lugar e, em terceiro lugar o trabalho “A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Atenção Básica como Ferramenta de Autonomia Profissional, apresentado pelo acadêmico Messias Lemos.

O evento também contou com a presença do professor mestre, enfermeiro e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben – Seção MA), Luís Fernando Pereira e da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren – MA), Célia Rezende.