Nota de Esclarecimento

Graduação | 16/12/2014

O Instituto Florence de Ensino Superior vem a público prestar esclarecimentos sobre notícia veiculada em redes sociais e blogs a respeito dos índices do Instituto Florence obtidos no Enade 2010.

Ao longo de 8 anos atuando no segmento da educação superior, o Instituto Florence sempre se pautou pela qualidade de ensino aliado a um projeto pedagógico diferenciado, baseado no tripé: ensino, pesquisa e extensão, que resultaram em destaques dos nossos alunos e egressos no mercado de trabalho e na pesquisa científica, inclusive com premiações.

Portanto, gostaríamos de esclarecer que os dados da notícia se referem à Avaliação do Enade 2010, publicada no ano de 2011. As notas obtidas nessa avaliação já foram questionadas junto ao MEC e devidamente corrigidas, o que resultou no Reconhecimento dos Cursos de Enfermagem e Farmácia com CONCEITO MUITO BOM (Nota 4, numa escala que vai de 1 a 5) pelo mesmo Ministério da Educação – MEC.

O Florence aguarda os dados da Avaliação Enade 2013, que serão divulgados em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, os quais serão os nossos resultados oficiais no Enade. Portanto, para o Instituto Florence a nota mais importante é a Nota de Reconhecimento dos Cursos, citada acima.

Paralelo a esse resultado, em setembro de 2014 o Instituto Florence logrou mais um reconhecimento com o Ranking Universitário Folha – RUF, uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo Jornal Folha de São Paulo, baseada nos critérios de qualidade de ensino e empregabilidade.

Nessa avaliação, o Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior foi considerado o melhor curso entre as Instituições de Educação Superior (IES) Privadas do Estado do Maranhão. Na classificação geral, o Curso está entre os 80 melhores do país.

Os Cursos de Direito, Enfermagem e Farmácia do Instituto Florence também foram bem avaliados pelo RUF 2014. O Curso de Direito é o mais novo ofertado pelo Instituto e aparece na 7º colocação de um total de 18 instituições de ensino superior que ofertam o curso no Estado. O Curso de Enfermagem obteve o 5º lugar entre os 15 cursos das faculdades públicas e privadas. Já o Curso de Farmácia aparece na 4ª colocação no conjunto das IES do Estado.

Com base em todos esses resultados e em nosso histórico de compromisso com a educação superior no Maranhão, o Instituto Florence está tranquilo com relação ao trabalho que vem desenvolvendo.

Desde já agrademos pelo entendimento da questão.

Atenciosamente,
Diretoria – Instituto Florence de Ensino Superior