A coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, Kallyne Bezerra, participou da 15ª edição do programa Cientista Pontocom, da Fapema. O programa foi transmitido no canal do YouTube FapemaOficial, na última quinta-feira, dia 6 de maio. Na oportunidade, a professora, que atualmente é coordenadora do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, abordou o uso de plantas medicinais no auxílio do tratamento pós-Covid.
Durante a entrevista, a professora explicou o funcionamento do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos. “Começou em 2016 através de uma proposta do Governador Flávio Dino, que enxergou os produtos naturais como algo que pudesse fortalecer a atenção primária em saúde. Baseado nisso, eu apresentei o trabalho com as plantas medicinais e assim o Governador pediu que eu construísse algo que fosse diferenciado para melhorar a qualidade de vida, a saúde das pessoas nos municípios de menor IDH”, explicou.
Kallyne Bezerra também ressaltou plantas fitoterápicas que já possuem comprovação em combate aos sintomas da Covid-19. “O Guaco, conhecido cientificamente como Mikania glomerata, possui um efeito terapêutico maravilhoso como broncodilatador, vai melhorar a respiração, vai atuar no processo inflamatório pulmonar e nesse momento de Covid que se tem uma produção de muco, o Guaco ajuda a diminuir e eliminar essa produção. O alho da espécie Allium sativum, é um antiagregante plaquetário, um anticoagulante que vai atuar melhorando a circulação, o alho é anti-inflamatório. Então já existem vários artigos com comprovação de que ele atua nesse percurso, durante e pós-Covid”, conta.
Confira a entrevista na íntegra!