O curso de Direito da Faculdade Florence, por meio da disciplina “Projeto Integrador: Realidade Brasileira e Projetos para o Brasil”, desafiou os alunos a pensarem a realidade brasileira de uma forma crítica e construtiva através de debates sobre temas diversos. Durante a atividade, os estudantes teceram análises e desenvolveram propostas. Segundo o professor da disciplina, Bruno Mendes Figueiredo, nos debates, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver capacidade argumentativa na oralidade e na escrita de forma individual e coletiva. “Ao final da disciplina, ainda irão apresentar uma proposta legislativa com base nos projetos que desenvolveram”, explicou.
Programação dos debates
A disciplina trouxe onze temas gerais distribuídos em duas semanas de debates e contou com a participação de diversos profissionais com experiência. No dia 7 de junho, o tema debatido foi “Empregabilidade e renda”, já no dia 8 foi debatido o tema “Mercado e economia”. A atividade contou com a participação do dr. Clauber Flores, advogado e sócio da New Age Capital, uma empresa especializada em bitcoin. Ele abordou as influências das criptomoedas e do dinheiro digital na economia.
No dia 10 de junho, o tema da vez foi “Previdência e envelhecimento”. Já no dia 11, os alunos discutiram o tema “Crise e sustentabilidade ambiental”, com a participação da Engenheira Cariny Figueiredo, Diretora da Peso Engenharia, empresa na área de Consultoria Ambiental, além de Gestora Ambiental, Auditora Lider ISO 14001:2015 e ISO 18001:2018, Presidente do Condema de Capivari de Baixo e Conselheira do Condema Tubarão e Conselheira do Comitê de Microbacias no Rio Tubarão em Santa Catarina.
Durante o próximo debate, que ocorreu no dia 14 de junho, os alunos tiveram a oportunidade de discutir “Propriedade e reforma agrária”, com a participação da Sub Procuradora Administrativa de Paço do Lumiar, Dra. Jéssica Pereira Arruda Lima, coordenadora da Regularização Fundiária. A especialista abordou os desafios da regularização na região metropolitana de São Luís.
“Educação e inovação” foi o tema debatido no dia 15, que contou com a participação da Profa. Dra. Maria Clara Kaschny Schneider, a qual atuou na gestão educacional do IFSC de 2011 a 2020 (com aproximadamente 50 mil alunos sob a sua gestão), foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (CONAIC/CNPq), membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), membro do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília, membro dos conselhos Senai e de governança da FIESC, Conselheira da Fapesc e Conselheira do Conselho Superior do IFC e IFPR.
No dia 16 de junho, o tema debatido foi “Segurança e tecnologia” e teve a participação do Dr. Odilardo Muniz Lima Filho, delegado no Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos – DCCT / MA, e do Dr. Nikson Nuemberg Medeiros, perito criminal informática do IGP/SC. Já no dia 17 de junho o tema foi “Transporte e mobilidade”.
Para finalizar o mês de debates, dia 18 de junho a disciplina trabalhou o tema “Saúde e universalização”, com a participação da Profa. Dra. Regimarina Soares Reis, doutora em Saúde Coletiva, MBA em gestão de saúde, que é autora do curso de formação em gestão do Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde na Fiocruz oferecido pela Unasus. Por fim, dia 21 de junho o tema trabalhado foi “Reforma política: liberdade e coletivismo”.
Professor Bruno explica que as aulas foram divididas em três momentos. Em um primeiro momento, o professor e os convidados apresentaram questões da realidade brasileira, compartilharam experiências e reflexões sobre os temas. No segundo momento, os alunos responsáveis pelo debate do tema prepararam um discurso com as suas opiniões. E no terceiro momento, houve a troca de perguntas, inclusive perguntas da plateia, para que os debatedores apresentassem um ponto de vista.
Diferença no aprendizado
Conforme o professor da disciplina, Bruno Mendes Figueiredo, já puderam ser notados os benefícios ofertados aos estudantes do curso com a atividade. “Os alunos, apesar de ainda estarem no primeiro semestre de curso, têm desenvolvido boa habilidade de pesquisa e têm conseguido trazer opiniões de forma bastante coerente com os dados. A participação dos demais colegas, ainda que na plateia do debate, tem sido substancialmente significativa para enriquecer o debate e apresentar as dúvidas ainda recorrentes sobre os assuntos”, afirmou.
Professor Bruno ainda destacou que o resultado foi satisfatório. “Enquanto docente, sinto-me extremamente gratificado por ver o desenvolvimento e amadurecimento que disciplinas com esse formato geram. Os alunos aprendem habilidade de pesquisa, argumentação, e, sobretudo, passam a perceber as múltiplas possibilidades que o Direito oferece para a prática profissional”, finalizou.
Estude Direito na Florence
O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.
Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.
Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico*.
*Confira o edital aqui.