Conforme definição do Ministério da Saúde, o estresse é uma reação natural do organismo. Contudo, para muitas pessoas, por diferentes razões, torna-se um problema de saúde. Para ampliar a conscientização sobre o tema, 23 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Estresse.
Quando o nível de estresse é alto e se mantém constante no organismo, causa muitos danos à saúde física, mental e emocional, provocando um efeito que afeta as diversas áreas da vida. O estresse desencadeia insônia, lapsos de memória, cefaleias, enxaqueca, indigestão e alterações do humor, que criam um desequilíbrio no indivíduo.
Prevenção e controle são duas palavras-chave nesse combate. A seguir, confira como algumas áreas da saúde podem colaborar para o combate ao estresse:
De acordo com a professora Zulmira Batista, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Faculdade, é comprovado cientificamente e empiricamente que os animais são uma parte importante na vida das pessoas e ajudam no combate ao estresse.
“Chamamos essa interação de humanização dos animais. Quando o animal doméstico faz parte da rotina de uma família, aumenta a produção de ocitocina, serotonina e dopamina, e diminui o cortisol, hormônio relacionado ao estresse”, explicou a docente.
Boas escolhas alimentares também ajudam na manutenção do corpo saudável, hábito que pode melhorar o equilíbrio emocional, tão desafiado pela recente mudança de hábitos.
Boas escolhas alimentares também ajudam na manutenção do corpo saudável, hábito que pode melhorar o equilíbrio emocional, tão desafiado pela recente mudança de hábitos.
“É preciso, para além do corpo, pensarmos na qualidade de vida que nós queremos ter. De lembrar que a nossa alimentação aquece a alma e que um padrão alimentar equilibrado tem seus benefícios. Ultimamente, a sociedade, de forma geral, apresenta comportamentos alimentares que valorizam restrições como forma de ‘sucesso alimentar’ e para algumas pessoas alimentar-se é um processo doloroso. A alimentação equilibrada e a prática de exercício físico podem ser estratégias de evitar doenças, sem demandas emocionais”, explicou a professora Lilian Cavalcante, do curso de Nutrição da Florence.
Conforme com o professor Daniel Aser, do curso de Estética e Cosmética da Florence, o campo da Estética oferece diversos serviços que possuem o intuito de tratar a beleza exterior e, ainda mais, promover a sensação de bem-estar.
“Todos os procedimentos podem ser realizados de forma direcionada e individualizada, incluindo massagens, esfoliação e hidratação corporal, entre tantos outros. Para isso, é muito importante que o ambiente esteja sempre preparado com música, aromas, organização e decoração, de acordo com cada procedimento e detalhes que proporcionem a sensação de conforto”, explicou o professor Daniel Aser.
Alguns procedimentos citados pelo docente são as massagens relaxantes, massagem aura, aromaterapia e ventosaterapia. “Os serviços estéticos e a atenção desses profissionais ao cliente fazem a diferença na saúde emocional, proporcionando um bem interior, melhora na auto imagem pessoal e autoestima, diminuindo assim os níveis de estresse cotidiano”, completou.
Confira também algumas dicas para você lidar com períodos estressantes.
Estabeleça uma rotina;
Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.
Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens, como bolsas de mérito acadêmico.