Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Pessoa Idosa é celebrado nesta sexta-feira (1º). A data serve para promover o debate sobre todas as questões fundamentais a respeito das pessoas na terceira idade, como a situação da assistência, integração e participação na sociedade. Por isso, a Florence reforça a importância de garantir o envelhecimento digno a todos.
A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) reconhecem que o desenvolvimento só será possível se for inclusivo para todas as idades. Atualmente, no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.
Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a necessidade da organização da rede de atenção à saúde.
A professora Márcia Lima, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, destaca que a Política Nacional da Pessoa Idosa, normatizada pela Portaria GM/MS nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, tem como principais diretrizes o envelhecimento ativo e saudável, a atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, o estímulo às ações intersetoriais, o fortalecimento do controle social, a garantia de orçamento e o incentivo a estudos e pesquisas.
“É por meio dela que incentivamos o cuidado com características distintas quanto à origem, ao progresso dos agravos levando à maior vulnerabilidade a eventos adversos, possuindo, assim, ações sistêmicas ligadas a múltiplos profissionais que devem ver o idoso de forma holística para prestar um cuidado de qualidade”, explicou.
Ela acrescenta que, neste contexto, o idoso deve estar ciente de que a prevenção sempre é o melhor caminho, havendo o apoio de todos os profissionais que o acompanham para mudanças e sustentação de novos hábitos de vida, bem como melhorar o desempenho físico realizando uma rotina de exercícios regulares respeitando seus limites.
Além disso, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada no Brasil a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que sejam garantidas ao idoso todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Os interessados em ingressar na Faculdade Florence podem escolher entre os 11 cursos disponíveis na instituição: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.
Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região e com mais de 20 anos de tradição, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade isenta, além de outras vantagens, como bolsas de mérito acadêmico.