2 de Outubro: Dia Internacional da Não Violência

A data foi escolhida pela ONU por ser o nascimento de Mahatma Gandhi
Datas Comemorativas | 02/10/2021

O dia 2 de outubro é uma data mundialmente importante, pois, na data, comemora-se o Dia Internacional da Não Violência. A data foi criada em homenagem a Mahatma Gandhi, ativista que lutou pela paz, pelo respeito dos direitos humanos e pela justiça.

O objetivo desta data é conscientizar a população sobre os benefícios de praticarmos a Não Violência e também fazer um alerta sobre os problemas que o mundo enfrenta por conta de ações derivadas de atos negativos. Um dos intuitos também é que possamos seguir um caminho mais empático, de paz e respeito.

Origem do Dia Internacional da Não Violência

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem à figura de Mahatma Gandhi, um dos principais representantes na luta pelo pacifismo e no respeito dos direitos humanos e da justiça.

Gandhi foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, por consequência da sua tentativa de unificar pacificamente os povos hindus com os muçulmanos. A luta de Gandhi tinha como base quatro pensamentos principais: o amor, a verdade, a não violência e a não cooperação.

As reivindicações propostas pelo movimento de pacificação tinham como filosofia o combate da violência com amor, seja por meio de diálogos, petições, manifestações públicas, marchas etc.

Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, sendo a escolha desta data como o Dia Internacional da Não Violência.

Neste Dia Internacional da Não Violência, a Faculdade Florence apela à construção da cultura da paz, respeito pela diversidade cultural e diálogo entre os povos, através da promoção dos valores da cidadania, igualdade e direitos humanos.