Nossa Senhora Aparecida é considerada a padroeira, ou protetora, do Brasil. Sua imagem foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, no atual estado de São Paulo, em 1717. Ela é um dos principais símbolos da religião católica no Brasil. A lei que instituiu o feriado nacional foi criada em 30 de julho de 1980 e, desde então, a data é celebrada em todo o país.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida teve sua primeira aparição em 1717, quando o governante das capitanias hereditárias de São Paulo e Minas de Ouro passava pelo Vale do Paraíba.
O povo daquela região, animado com a visita, decidiu realizar uma festa de boas-vindas. Os pescadores Filipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia foram, então, chamados para lançar redes nos rios e garantir os peixes para a refeição.
Contudo, em meados de outubro, não era uma boa época para isso. Sendo assim, eles rezaram pela proteção de Maria para voltar com um bom resultado. Nesse momento, puxaram da água primeiro o corpo de uma antiga imagem, depois a cabeça: a estátua de Nossa Senhora de Aparecida. Em seguida, as suas redes, que voltavam vazias, se encheram de peixes.
O feito foi considerado um milagre da santa resgatada. Anos depois do ocorrido, foi construída uma capela dedicada à Virgem Maria, que rapidamente se tornou um local de peregrinação dos devotos.
Em 1930, o Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil e, em 1980, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado no país.
A Faculdade Florence deseja a toda a comunidade acadêmica um excelente feriado e sugere que esse momento, em que se celebra a padroeira do Brasil, possa ser utilizado para a renovação da esperança.