Curso de Enfermagem da Florence realiza a VII Jornada Acadêmico-científica

O evento contou com a participação do Prefeito Eduardo Braide
Enfermagem | 30/05/2022

Com o tema “Inovação e Tecnologia para o cuidado de Enfermagem”, o curso de Enfermagem da Faculdade Florence realizou VII Jornada Acadêmico-científica de Enfermagem. O evento, que aconteceu entre os dias 18, 19 e 20 de maio, foi voltado a estudantes do curso que buscam conhecimentos atualizados.

A VII Jornada Acadêmico-científica de Enfermagem abordou conteúdos interdisciplinares da profissão através de palestras com profissionais renomados da área. Segundo a organização, o objetivo do evento foi impulsionar as atividades do curso e ampliar conhecimentos científicos sobre a atuação profissional. Através das palestras, alunos e profissionais da área discutiram sobre os diversos cenários de atuação do profissional da enfermagem.

Durante o evento, diversas palestras de destaque foram realizadas, com temas como: “Inovações no cuidado de Enfermagem”, mediado pela profa. Rosana Martins Coutinho; “A inclusão da laserterapia na assistência de Enfermagem”, com a Enfermeira Rayane Rabelo; “Aromaterapia nos cuidados de enfermagem”, com o Enfermeiro Josan Alcantara; “Inovações e tecnologias no cuidado ao paciente cirúrgico” com a Enfermeira Walthais Costa; e “Inovações e tecnologias no cuidado ao paciente crítico”, com a Enfermeira Joseane Guedes, entre outros.

Na oportunidade, também se realizou a Cerimônia do Jaleco, que contou com a presença de coordenadores e professores representantes de cada turma. A programação trouxe ainda homenagens às turmas, além da representação simbólica de vestimenta dos jalecos, como forma de acolhida aos estudantes ao curso e à futura área de atuação.

Convidados especiais

A discente Ildeane Soares, do segundo período de Enfermagem, conta que o evento é essencial para sua formação profissional. “Esse evento é de extrema importância para a nossa carreira profissional, tanto no presente, como  no futuro. Conhecer pessoas com tanta qualidade e experiência não tem um preço, o valor é inestimável”, conta.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, Ana Larissa Nogueira, começou com a fala inicial do evento e comentou sobre a importância das inovações e eventos como este no curso. “Quando penso nesse evento, penso no cuidado, comprometimento, disponibilidade e compromisso dos nossos alunos. Hoje, na sétima jornada, nos encontramos em um cenário diferente, onde a Enfermagem brasileira ganhou foco e maior destaque no contexto da pandemia e pós-pandemia e comemoramos o avanço da aprovação do piso salarial da Enfermagem. Esse é o momento que a ciência da Enfermagem precisa ser discutida e cada vez mais valorizada, e a sétima Jornada Acadêmico-científica de Enfermagem propõe-se a discutir e trazer mais avanços”, destacou.

A Diretora Geral da Faculdade Florence, Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes, “Não é de hoje que a Enfermagem exerce um brilhantismo na sua profissão, cuidando do nascimento até a morte, ela está sempre ali segurando a mão das pessoas, a Enfermagem nunca sai de perto dos pacientes nos hospitais. Esse é o grande ponto de celebração dessa jornada: o reconhecimento. Este momento que vocês estão vivendo, é o momento favorável. Estudem bastante. Continuem empenhados pela união da categoria. Quero imensamente agradecer a presença do prefeito. Nunca tivemos um político tão alinhado aos nossos objetivos. Muito obrigada”, fala.

O prefeito Eduardo Braide recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Nightingaleano, a medalha é a maior honraria da Florence. Em seu discurso ele agradeceu a honraria e reconheceu a importância de Dona Teresinha de Jesus, fundadora do Instituto e Faculdade Florence. “Se nós estamos hoje aqui é porque teve uma pessoa que sonhou lá atrás que era possível, ter esse auditório repleto, cheio de estudantes, como está hoje aqui, que é exatamente a Dona Terezinha. Tomei posse no 1º de janeiro, no dia 18 de janeiro a gente já estava com a campanha de vacinação iniciada no Multicenter Sebrae e aqui eu quero parabenizar todos os profissionais de saúde, a todos aqueles que se envolveram nessa campanha e que tornaram São Luís a capital brasileira da vacina. Se hoje eu carrego essa medalha, na verdade ela não pertence a mim, mas a todos aqueles e aquelas que fizeram esse excelente trabalho com que a nossa cidade fosse referência no Brasil inteiro. Aos alunos, aproveitem! Aproveitem cada dia, aproveitem cada momento com os professores de vocês, com os colegas de classe, porque é o que vocês aprendem aqui na faculdade, que vai fazer a diferença quando vocês chegarem para poder estar no mercado de trabalho”, finalizou.

Sobre a Florence

A Faculdade Florence é a única Instituição de Ensino Superior genuinamente ludovicense e, com orgulho, carrega uma tradição de mais de 20 anos no mercado. A Florence cresceu junto com a população maranhense. Em sua missão, a Faculdade busca oferecer não apenas um ensino de excelência, mas valores que fazem os alunos formados pela Instituição serem profissionais diferenciados no mercado de trabalho.

Ao todo, cerca de 20 mil pessoas foram entregues ao mercado de trabalho, ao longo dessas duas décadas, tendo sua qualificação ou requalificação com o selo de qualidade da Florence. Isso atesta a valorização do mercado para o profissional formado pela Florence. É qualidade e excelência gerando valor, com cidadania, sensibilidade e respeito, e fazendo a diferença no mercado de trabalho maranhense. Clique aqui para saber mais sobre a história da Florence.