A Última Pétala: Homenagem à Guardiã das Plantas

Graduação | 03/05/2024

Nesta sexta-feira, o coração do Maranhão chora a perda de um de seus maiores tesouros, a renomada Professora Teresinha Rêgo, aos 91 anos de idade, uma pioneira na arte de curar através das plantas. Sua partida deixa um vazio insondável, não apenas na Universidade Federal do Maranhão, mas em todo o coração do Maranhão, onde suas raízes estão profundamente entrelaçadas.

Teresinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, ocupante da Cadeira n° 14 da Academia Maranhense de Ciências, nasceu em São Luís, em 5 de fevereiro de 1933, filha de Joaquim Pedro da Silva e Francisca da Conceição Almeida Silva.

No tempo de menina, foi aluna do Primário e do Ginásio no Colégio Rosa Castro. Lá, já começara a desenvolver o gosto pelas ciências e pelas plantas, podendo-se, a partir desse ponto, inferir que a estudante que irá tornar-se emérita professora de Ciências, já se aproximava dos vegetais e vislumbrava, ainda que remotamente, o mundo fascinante das plantas, com as quais, mais tarde, se haveria de entender, ao transformar-se em mestra de Botânica.

Sua mente brilhante e seu espírito indomável foram abalados, mas sua dedicação à causa da fitoterapia permaneceu inabalável. Ela nos deixou não apenas uma herança de conhecimento, mas um legado de amor às plantas e seu poder de cura.

Durante mais de meio século, a Dra. Rêgo desbravou os segredos das ervas medicinais, iluminando o caminho para uma abordagem mais holística da saúde. Sua paixão e compromisso foram reconhecidos em todos os cantos do país, desde os corredores do Senado em Brasília até os campos de pesquisa em São Luís. Os estudos de Teresinha Rêgo na área da fitoterapia sempre priorizavam a busca de tratamentos a populações mais carentes, demonstrando seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar social.

Ainda que tenha deixado as salas de aula e os laboratórios, seu espírito inquisitivo a manteve incansável. Fundadora do Herbário Ático Seabra, Teresinha Rêgo transformou um sonho em realidade, catalogando a rica flora do Maranhão para as gerações futuras. Sua busca pelo conhecimento a levou aos mais altos círculos acadêmicos, tornando-se uma voz respeitada não apenas em solo brasileiro, mas em toda a América Latina.

Seu compromisso com a educação ecoará eternamente. Milhares de estudantes foram inspirados por sua paixão, aprendendo não apenas sobre plantas, mas sobre a conexão profunda entre o homem e a natureza. Seus esforços para tornar a fitoterapia acessível às comunidades carentes foram verdadeiramente louváveis, demonstrando que o poder de cura das plantas não conhece fronteiras sociais.

Seu legado transcende os limites de uma carreira acadêmica. Com mais de 48 produtos naturais lançados e inúmeras pesquisas pioneiras, Teresinha Rêgo deixou uma marca indelével no campo da medicina alternativa. Seu trabalho incansável na busca por tratamentos naturais para doenças comuns, como sinusite e rinite alérgica, mudou a vida de inúmeras pessoas, proporcionando alívio onde antes havia apenas desespero.

Mas seu impacto vai além das fronteiras da saúde física. Seu estudo da chanana, essa modesta flor amarela, trouxe esperança para aqueles que lutam contra o câncer, iluminando o caminho para uma abordagem mais holística no tratamento da doença. Seu compromisso com a excelência acadêmica e a inovação foi uma inspiração para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Na Faculdade Florence, em nome de sua direção geral, representada pela Dra. Rita Ivana, todo o corpo docente, comunidade acadêmica e funcionários se unem nesse momento de despedida à Professora Doutora Teresinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, mais conhecida como Teresinha Rêgo. Sua paixão pela fitoterapia inspirou alunos e professores, tornando-se uma parte indelével da história da instituição.

Enquanto nos despedimos desta luminária da ciência, celebramos não apenas sua vida, mas seu impacto duradouro no mundo ao nosso redor. Que seu espírito perdure nas folhas verdes e nas flores coloridas que tanto amava, guiando-nos sempre em direção a um futuro mais saudável e sustentável.