Cuidado ao Paciente Crítico: A Influência de Florence Nightingale na IX Jornada de Enfermagem

Graduação | 21/05/2024

Nos dias 22 e 23 de maio de 2024, a Faculdade Florence será o palco da IX Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem, um evento imperdível para acadêmicos e profissionais da área da enfermagem. Com o tema “Cuidado ao Paciente Crítico: As Múltiplas Atuações do Enfermeiro”, a jornada promete proporcionar uma visão abrangente e profunda sobre a atuação do enfermeiro no cuidado intensivo.

O Legado de Florence Nightingale

O evento deste ano presta uma homenagem especial a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, reconhecida mundialmente como a fundadora da enfermagem moderna. Sua história é uma inspiração duradoura para profissionais da saúde em todo o mundo.

Durante a Guerra da Crimeia, Florence enfrentou desafios imensos ao cuidar dos soldados feridos. Inicialmente, o exército britânico não permitia a contratação de enfermeiras, resultando em condições desumanas nos hospitais de campanha. Pressionado pela opinião pública, o ministro Sidney Herbert solicitou a ajuda de Florence para formar uma equipe de enfermeiras e melhorar as condições de tratamento.

Transformando o Cuidado em Tempos de Guerra

Em 1854, Florence assumiu a chefia de enfermagem em Scutari, na Turquia, onde encontrou soldados em péssimas condições e com recursos de higiene e alimentação extremamente deficientes. Utilizando seu vasto conhecimento, ela implementou rigorosas práticas de limpeza, ventilação e alimentação adequada, o que reduziu a taxa de mortalidade de 42,7% para impressionantes 2,2%. Sua dedicação a rendeu o apelido de “A Dama da Lâmpada”, devido às suas rondas noturnas para cuidar dos feridos.

Pioneirismo na Enfermagem e Saúde Pública

Após a Guerra da Crimeia, Florence continuou a revolucionar a área da saúde. Em 1860, fundou a Escola de Enfermagem Nightingale no Hospital St. Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo. Esta escola formou as primeiras enfermeiras profissionais, estabelecendo padrões rigorosos para a prática de enfermagem, incluindo treinamento formal e ênfase na higiene e cuidados centrados no paciente.

Impacto Duradouro e Reconhecimento Internacional

Florence também é reconhecida como uma das maiores sanitárias do mundo, devido ao seu trabalho na promoção da saúde pública e na melhoria das condições sanitárias. Ela usou métodos estatísticos inovadores para documentar e analisar as causas de doenças e mortalidade, influenciando políticas de saúde pública em níveis local, nacional e internacional.

O legado de Florence é celebrado por diversas instituições no Brasil e ao redor do mundo. Escolas de enfermagem, hospitais e programas de saúde pública que levam seu nome buscam inspirar futuras gerações a seguir seus ideais de cuidado, compaixão e inovação. Sua abordagem holística e científica para o cuidado dos pacientes influenciou o desenvolvimento da teoria do cuidado integral, que é fundamental para diversas disciplinas das ciências da saúde.

Teoria do Cuidado Integral

A teoria do cuidado integral, também conhecida como abordagem holística ou biopsicossocial, enfatiza a importância de considerar todos os aspectos do ser humano – físicos, emocionais, mentais, sociais e espirituais – no processo de cuidado e tratamento. Instituições de saúde e educação no Brasil e no mundo incorporam esses princípios em suas práticas, buscando proporcionar cuidados de saúde mais eficazes, humanizados e centrados no paciente.

Exelência Acamêmica

A IX Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem da Faculdade Florence é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre o cuidado ao paciente crítico, inspirado pelo legado transformador de Florence Nightingale. Sua contribuição para a enfermagem e saúde pública continua a inspirar e orientar profissionais da área, reafirmando a importância da dedicação, inovação e compaixão no cuidado à saúde.

Não perca esta jornada de aprendizado e inspiração, que promete enriquecer a prática e o conhecimento de todos os participantes, mantendo viva a memória e o impacto duradouro de Florence Nightingale.