Alunos realizam Mostra de Fitoterapia

Graduação | 12/06/2012

Os alunos do Curso de Farmácia, do Instituto Florence de Ensino, realizaram a 1ª Mostra de Farmacobotânica, nos dias 8, 9 e 10 de junho, com o tema: “Farmacobotânica e Qualidade de Vida”. A mostra foi um instrumento de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de alertar a comunidade acerca de acidentes por contato, inalação e ingestão de plantas tóxicas, dos riscos de intoxicação em crianças e ainda da utilização das plantas como medicamentos fitoterápicos.

A professora Kallyne Bezerra, farmacêutica especializada em Fitoterapia e, na ocasião, representante da doutora Terezinha Rêgo, participou da Mostra ministrando a palestra “Fitoterapia: da Pediatria à Terceira Idade e Assistência Farmacêutica”. Entre os temas debatidos, a professora chamou atenção para a utilização correta das plantas, conforme um diagnóstico correto. “As plantas, se bem aplicadas, curam uma infinidades de doenças. Para isso, precisamos conhecê-las muito bem, porque como todo medicamento elas também apresentam efeitos colaterais”, esclareceu.

Houve também exposição de plantas medicinais e tóxicas com curiosidades do mundo vegetal, preparo de xaropes, pomadas, sabonetes e, ainda, oficina de mudas, práticas laboratoriais, degustação de alimentos naturais e mini-herbário. Para finalizar, a mostra contou ainda com visitas ao Parque Botânico da Vale para complementar os debates realizados nos três dias do evento.

Juscelino Soeiro, aluno de Farmácia do 3º período, acrescentou que o evento foi muito produtivo. “As plantas medicinais têm um poder de curar enfermidades tanto quando as medicações químicas e que acaba sendo um grande benefício para as pessoas que necessitam de um determinado medicamento mais não tem condições financeiras de custear”, completou.

O público se encontra carente de uma ampla discussão sobre a caracterização biológica das espécies vegetais e suas diversas aplicações na profissão farmacêutica, por conta dessa carência se fez necessário a realização deste evento científico, preparando os acadêmicos para enfrentarem o mercado de trabalho, em conformidade com as competências por ele exigidas.

O professor Fabrício Drummond, coordenador do evento e professor responsável pela disciplina de Farmacobotânica, comentou sobre a necessidade de fazer um levantamento sobre as doenças que mais afligem a população para produzir remédios fitoterápicos no tratamento das mesmas. “A Saúde tem muito a ganhar com a ampla inclusão da fitoterapia, principalmente as comunidades mais carentes. Entre os projetos futuros, pretendemos ampliar o herbário da Faculdade para a produção de medicamentos fitoterapêuticos mais acessíveis”, completou.

Para a aluna de Farmácia do 3º período, Analice Castro, o evento superou a expectativas. “Para nós organizadores é muito bom acompanhar o interesse e a quantidade de pessoas que querem aprender mais sobre a fitoterapia. Isso me deixou mais motivada a aprofundar meu conhecimento sobre as plantas medicinais e a transmitir esse conhecimento”, disse.

Matéria veiculada no Jornal Pequeno – Edição do Dia 10 de Junho de 2012.