Profissionais da enfermagem lutam pelas 30h semanais

Graduação | 27/08/2012

Profissionais, alunos e professores da Enfermagem se reuniram na Assembleia Legislativa do Maranhão para a Audiência Pública do “Movimento Maranhense de valorização da Enfermagem” com os candidatos a Prefeitura de São Luís. O evento teve a conferência de abertura ministrada pela Profª Rosilda Silva Dias, professora da UFMA, que agradeceu a presença de todos, principalmente a dos profissionais que se dispuseram a fortalecer a luta do movimento.

O objetivo central foi debater a regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem para 30 horas semanais, além da realização de concursos públicos para a área da saúde, condições adequadas de trabalho e o fortalecimento das políticas públicas para a consolidação do Sistema Único de Saúde como órgão público, gratuito e de qualidade.

“Valorizando os profissionais da Enfermagem, também se valoriza a saúde e o ser humano. A saúde pública não é mercadoria, ela precisa e depende da Enfermagem”, afirmou a Profª Rosilda em seu discurso.

A Deputada Valéria Macedo, autora do projeto “Enfermagem 30 horas”, também enfatizou o comparecimento dos técnicos, enfermeiros e professores de Enfermagem de todas as instituições de ensino, em especial do Instituto Florence de Ensino Superior, pelo comprometimento e participação ativa, inclusive da Professora Rita Ivana Barbosa Gomes, gestora do Instituto Florence de Ensino.

Dentre as temáticas abordadas, a classe trabalhadora demonstrou sua indignação pela decisão do Governo atual em vetar o projeto da Deputada Valéria Macedo, o PL 159/2011, regulamentado e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Maranhão, em 12 de julho de 2012, que modifica a carga horária de 44 horas para 30 horas de jornada semanais para o trabalho de Enfermagem. No projeto, a deputada enfatizou que o piso e a carga horária adequada são essenciais para dar início a uma melhoria na qualidade de vida destes profissionais.

Opondo-se ao projeto e as reivindicações dos profissionais de Enfermagem, a classe entendeu que a Governadora trata a saúde como mercadoria, além de desrespeitar o trabalhador e o usuário do Sistema Único de Saúde. “Queremos através desse momento de reivindicação, revogar com o desgaste e adoecimento – doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, transtornos psíquicos – resultantes das múltiplas jornadas de trabalho e exaustiva carga horária”, explicou a Profª Francisca Georgina, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem.

Estiveram presentes ainda os candidatos à Prefeitura de São Luís: Tadeu Palácio, Roberto Rocha (representando Edivaldo Holanda Junior), Afonso Manoel (representando Washington Luís), Marcos Silva, Edinaldo Neves, Eliziane Gama e Haroldo Sabóia, que explanaram propostas que visam à valorização da regulamentação das 30 horas semanais, concursos públicos e inclusão do plano de cargos e carreiras.

O debate finalizou com a assinatura dos candidatos a prefeitura de São Luís na carta compromisso, que afirma o acordo que o candidato eleito nas próximas eleições terá com a política de saúde.