Representante da Organização Mundial de Saúde visita o Instituto Florence de Ensino

A Enfermeira Annette Mwansa Nkowane, Assessora de Enfermagem e Obstetrícia da Saúde da...
Notícias Gerais | 08/07/2016

Instituto Florence e OMS siteA Enfermeira Annette Mwansa Nkowane, Assessora de Enfermagem e Obstetrícia da Saúde da Organização Mundial de Saúde, agência de saúde pública das Nações Unidas, realizou uma visita técnica às instalações do Instituto Florence de Ensino Superior, como parte da sua passagem pelo Estado do Maranhão.

A Dra. Annette Nkowane foi recebida pela Diretora Geral da Faculdade, Profa. Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes, acompanhada por demais coordenadores, professores e alunos da Instituição. O Objetivo da visita foi contribuir para a melhoria do ensino na área da Saúde, em especial nos cursos de Enfermagem do Brasil.

Na visita, a Assessora Annette conheceu as instalações físicas como laboratórios e clínicas-escola e conversou com os professores a respeito da metodologia pedagógica utilizada pela instituição. Na oportunidade, a ilustre visitante destacou a importância da pesquisa científica com a intensa participação de professores e alunos de iniciação científica, mostrando-se impressionada com a estrutura e metodologias inovadoras utilizadas para a formação profissional dos alunos, pontos que constarão em seu relatório para a OMS.

“Fortalecer a pesquisa na área da saúde desde a formação dos profissionais é essencial para construirmos políticas, estratégias e ações que melhorem a saúde no âmbito global. A OMS precisa desses dados coletados, para realizar indicações mais acertadas e ter um impacto positivo sobre as decisões que tomamos”, frisou a Enfermeira.

Para a Profa. Dra. Rita Gomes, a visita ao Instituto Florence de Ensino por um representante da Organização Mundial de Saúde simbolizou um marco e uma contribuição ímpar para aprimorar a qualidade do ensino que já é ofertado pela instituição. “Em sua fala, a Dra. Annette nos deixou um norte importante no que tange a pesquisa científica, algo que já reforçamos de forma contínua em nossa comunidade acadêmica; foi um momento de muito aprendizado em cada fala pontuada pelos relevantes conhecimentos na área da Saúde Mundial, em especial na Enfermagem”, destacou.

Em sua passagem pelo Maranhão, a Dra. Annette Nkowane participou também do 5° Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica à Saúde (Senabs), evento promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), presidido pelo Prof. Luís Fernando Bogéa, Presidente da ABEn, Seção Maranhão. O evento contou com o apoio do Instituto Florence de Ensino Superior.

Na ocasião, Annette ministrou a palestra sobre a “Enfermagem na atenção básica: competências e práticas para o Cuidado em Saúde”, que abordou temas como educação de qualidade em enfermagem, a pesquisa acadêmica e o trabalho em equipes multiprofissionais.